MPPM promoveu estreia em Portugal do filme «Yallah! Yallah!»

Numa organização conjunta da Escola Secundária de Camões e do ABC Cineclube de Lisboa, o MPPM promoveu, na segunda-feira 9 de Maio, a estreia em Portugal do filme Yallah! Yallah!, a primeira co-produção argentino-palestina.

Realizado por Cristian Pirovano e Fernando Romanazzo, o filme acompanha o quotidiano de sete pessoas ligadas ao futebol e as suas lutas diárias para superar as dificuldades de viver hoje na Palestina. Os detalhes da sua vida, das suas relações e convivência, aproximam-nos de uma história de futebol, paixão e luta.

O Auditório Camões acolheu duas sessões que contaram com a presença de Cristian Pirovano, um dos realizadores, e de Carlos Almeida, vice-presidente do MPPM. As boas-vindas foram dadas pelo director da E.S. Camões, João Jaime Pires e Fernando Jorge Saraiva, que na escola rege a disciplina de Ciência Política, fez a apresentação do filme.

A sessão da tarde foi dedicada aos estudantes da escola, que acorreram em grande número e acompanharam com interesse a exibição do filme que certamente contribuiu para enriquecer o seu conhecimento sobre a situação na Palestina, especialmente porque a maioria deles escolheu Ciência Política como disciplina de opção.

A sessão da noite foi aberta ao público e proporcionou, no final, um amplo diálogo com Cristian Pirovano e Carlos Almeida.

Ficámos a saber que a ideia de apresentar a questão palestina pelo ângulo do futebol ocorreu a Cristian por mero acaso. Numa visita a um campo de refugiados na Cisjordânia, encontrou um palestino que se mostrou um profundo conhecedor da selecção argentina e que tinha uma proposta de táctica que, acreditava ele, levaria a Argentina a ser campeã do mundo. Cristian desafiou-o a deixar gravar a sua proposta e levou-a ao seleccionador. A Argentina não foi campeã do mundo, mas Cristian abraçou a ideia de narrar a vida na Palestina ocupada através do mundo do futebol.

Num momento particularmente emotivo, um palestino que se encontrava na assistência pediu a palavra para dizer: «Sou palestino, estou há poucos meses em Portugal e posso assegurar-vos que tudo o que é mostrado neste filme é rigorosamente verdade. Esta é a nossa realidade de todos os dias.»

A folha de sala que Jorge Saraiva redigiu para a sessão contém uma boa síntese do filme: «Um treinador de futebol que acha que tem jogadores de boa qualidade, mas nunca sabe quando eles podem treinar, ou jogar; uma responsável da Federação de Futebol da Palestina que se desdobra em telefonemas para saber qual o motivo que impede os jogadores de representarem a sua selecção; um jovem futebolista que gostava de ir para Espanha, mas não sabe se tem autorização para sair e, pior ainda, para regressar; um dos melhores jogadores da Palestina que é detido arbitrariamente e que vê a sua pena agravada porque vestiu o blusão da sua selecção. Este são apenas quatro exemplos de um quotidiano que nos parece estranho, mas que no território ocupado da Palestina é uma cruel realidade.»


YALLAH! YALLAH!

Realização: Cristian Pirovano e Fernando Romanazzo

Co-produção: Argentina e Palestina, 2018

Duração: 75 minutos

Intérpretes: Susan Shalabi, Abed Arar Fatah, Mohammad Abu Sulaiman, Eyad Abu Gargnood, Yosef Alazzah, Nabeel Hrob

Trailer

https://vimeo.com/265692121

Exibições

Inédito comercialmente em Portugal, o filme foi exibido em 80 cidades em 18 países das Américas, Europa e Ásia para mais de 10 000 espectadores. Na Argentina foi apresentado em 30 cinemas de quase todo o país, onde foi visto por mais de 5000 pessoas.

Foi estreado na televisão argentina no canal de sinal aberto DeporTV e foi emitido em 21 países do Médio Oriente e Norte de África através do canal de televisão Al Jazeera.

Festivais

2021 – Selecção Oficial MAF – Málaga de Festival – VII Semana de Direitos Humanos da Amnistia Internacional (Málaga, Espanha)
2018 – Selecção Especial FCF – Festival de Fanáticos de Futebol (Bogotá, Colômbia)
2018 – Selecção Oficial AFF – The Arab Film Festival (Tübingen, Alemanha
2018 – Selecção Oficial FdlCSMdLA- 5° International Film Festival with Teen Jury (San Martín de los Andes, Argentina
2018 – Selecção Oficial MMCA - 13° Arabic World Film Festival (São Paulo, Brasil)
2018 – Selecção Oficial SEFF - Santiago del Estero Film Festival - Cinema and Sports Focus (Argentina)
2018 – Selecção Oficial EDOC – Encuentros de Otros Cines – Section Doors Inside (Guayaquil, Ecuador)
2018 – Selecção Oficial do Concurso FEMUCIQ – Documentary Feature Film – Quito Independent World Film Festival (Quito, Equador)
2017 – Selecção Oficial do Concurso Days of Cinema – Sunbird Award (Ramala, Palestina)
2017 – Selecção Oficial do Concurso BAFICI - Buenos Aires International Independent Film – Categoria Direitos Humanos (Buenos Aires, Argentina)

Reconhecimentos

2014 – Prémio LatinArab, Melhor Work in Progress
2015 – Declarada de interesse pelo INCAA - Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales de
Argentina
2018 – Primeira co-produção oficial entre Argentina e Palestina

Print Friendly, PDF & Email
Share