MPPM organiza Seminário sobre Catástrofe Humanitária em Gaza

Seminário Gaza 2009
Promovido pelo MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, realizou-se no passado dia 14 de Fevereiro, no Hotel Holiday Inn, em Lisboa, um «Seminário Internacional sobre a Catástrofe Humanitária em Gaza e os Perigos da Actual Situação na Região».
Depois da brutal agressão de Israel a Gaza, em que semeou a morte e a destruição, as pessoas amantes da paz e da solidariedade entre os povos questionam-se sobre as formas possíveis de prestar apoio aos palestinos, sobre a viabilidade de assegurar a sua sobrevivência enquanto povo e sobre meios para garantir o seu direito a um futuro independente e em paz. Este Seminário procurou dar resposta a estas questões contando com o seguinte painel de oradores:
- Michael Kingsley – Director Executivo da UNRWA (Agência das Nações Unidas para Apoio aos Refugiados Palestinos no Médio Oriente), baseado em Gaza.
- Pierre Galland – Antigo Senador socialista belga, Presidente do Fórum Norte-Sul, da Associação Belga para a Palestina e da Coordenação Europeia para a Palestina, em Bruxelas.
- Miguel Urbano Rodrigues – Escritor e Jornalista, participante no recente Fórum Internacional de Beirute
- Francisco Assis – Professor Universitário, Deputado ao Parlamento Europeu do grupo socialista
- Silas Cerqueira – Investigador em Ciências Políticas, Coordenador do MPPM
- Mussa Abunaim, ministro conselheiro da Delegação Geral da Palestina em Lisboa, em representação da embaixadora Randa Nabulsi, que se encontrava doente.
A orientação dos trabalhos esteve a cargo de Mário Ruivo e José Neves.
O Seminário contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre as quais os representantes diplomáticos da Arábia Saudita, Egipto, Irão, Líbia e Tunísia.
Print Friendly, PDF & Email
Share