MPPM organiza seminário internacional sobre a catástrofe humanitária em Gaza e os perigos da actual situação na região

COMUNICADO 01/2009
Com a participação de Michael Kingsley, Director Executivo da UNRWA em Gaza, e de Pierre Galand, antigo senador socialista belga
 
O MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente – promove a realização, no próximo sábado, 14 de Fevereiro, das 15 às 18 horas, na Sala Açores do Hotel Holiday Inn (Av. António José de Almeida, 28 A, em Lisboa), de um Seminário Internacional subordinado ao tema «A Catástrofe Humanitária em Gaza e os Crescentes Perigos da Actual Situação nos Territórios Palestinos e na Região».
 
Depois da brutal agressão de Israel a Gaza, em que semeou a morte e a destruição, as pessoas amantes da paz e da solidariedade entre os povos questionam-se sobre as formas possíveis de prestar apoio aos palestinos, sobre a viabilidade de assegurar a sua sobrevivência enquanto povo e sobre meios para garantir o seu direito a um futuro independente e em paz.
 
Este Seminário procura dar resposta a estas questões contando com o seguinte painel de oradores:
 
Michael Kingsley – Director Executivo da UNRWA (Agência das Nações Unidas para Apoio aos Refugiados Palestinos no Médio Oriente), baseado em Gaza.
Pierre Galland – Antigo Senador socialista belga, Presidente do Fórum Norte-Sul, da Associação Belga para a Palestina e da Coordenação Europeia para a Palestina, em Bruxelas.
Miguel Urbano Rodrigues – Escritor e Jornalista, participante no recente Fórum Internacional de Beirute
Francisco Assis – Professor Universitário, Deputado ao Parlamento Europeu do grupo socialista
Silas Cerqueira – Investigador em Ciências Políticas, Coordenador do MPPM
 
O Seminário contará, ainda, com uma intervenção especial da Embaixadora Randa Nabulsi, Delegada-Geral da Palestina em Portugal.
 
A orientação dos trabalhos estará a cargo dos Profs. Isabel Allegro Magalhães e Mário Ruivo.
 
Pierre Galand é Economista e Professor na Universidade Livre de Bruxelas. Antigo Senador socialista, define-se como humanista, terceiro-mundista, pacifista, altermundista, militante dos direitos do homem e dos direitos dos povos a disporem do seu destino. É presidente do Centre d’Action Laïque. Lançou a OXFAM na Bélgica, tendo sido seu Secretário-Geral entre 1967 e 1996. É antigo presidente do Centre National de Coopération au Développement (CNCD), do Comité de Liaison des ONG européennes avec la Commission Européenne (CLONG), da Lutte contre l’Apartheid en Afrique du Sud e da Laïceté et Humanisme en Afrique Centrale. Preside, ainda: à Organização Mundial contra a Tortura OMCT-Europa; à Association Belge pour la Palestine (ABP) e à Coordination Européenne pour la Palestine (ECCP); à Association Belge de Soutien au Peuple Sahraoui e à Coordination Européenne de Soutien au Peuple Sahraoui (EUCOCO); ao Forum pour un Contrat de Génération Nord-Sud.
 
Michael Kingsley é Director Executivo da UNRWA (Agência das Nações Unidas para Ajuda aos Refugiados Palestinos no Médio Oriente), sedeado em Gaza. A UNRWA foi estabelecida pela Resolução 302 (IV) de 8 de Dezembro de 1949 e iniciou a sua actividade em 1 de Maio de 1950. Na ausência de uma solução para o problema dos refugiados, o seu mandato tem sido sucessivamente prorrogado, estando actualmente estendido até 30 de Junho de 2011. A UNRWA, actuando em tempos de relativa acalmia e em tempos de guerra, tem providenciado alimentação, habitação e vestuário a dezenas de milhares de refugiados em fuga e, ao mesmo tempo, educado e prestado cuidados de saúde a centenas de milhar de jovem refugiados. Originalmente prevista como uma organização temporária, a UNRWA tem ajustado gradualmente os seus programas às necessidades crescentes dos refugiados. Hoje em dia, a UNRWA é o principal prestador de serviços básicos – educação, saúde, assistência e serviços sociais – a mais de 4,6 milhões de refugiados palestinos no Médio Oriente.
 
Lisboa, 11 de Fevereiro de 2009
A Comissão Executiva do MPPM
Print Friendly, PDF & Email
Share