MPPM organiza II Semana da Palestina para assinar o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina

COMUNICADO 08/2009
«Um dia seremos o que queremos»
Mahmud Darwich
 
Em 29 de Novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a resolução 181 (II) que preconizava a partilha da Palestina em dois Estados - um judaico e um árabe - com um estatuto especial para Jerusalém, mas que jamais foi cumprida no que respeita à criação do Estado Palestino. Por isso, em 1977, 30 anos depois, a Assembleia Geral da ONU adoptou a resolução 32/40B que apelava à celebração do dia 29 de Novembro como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina.
 
No ano do 62º aniversário da resolução181, em resposta ao apelo da ONU, o MPPM assinala a efeméride com um conjunto de iniciativas, integradas nesta II SEMANA DA PALESTINA. Este ano, um verso de Mahmud Darwich, retirado do seu poema Mural, dá o tema à iniciativa.
 
A «SEMANA» começa no sábado, 21 de Novembro, às 21.30 horas, no Fórum Romeu Correia, Praça da Liberdade, em Almada, com um espectáculo de Dança intitulado «I Can't». Produzida em colaboração com a Câmara Municipal de Almada, com interpretação de Inês Tarouca, esta coreografia de Sofia Silva é assim descrita pela autora:
 
Desenvolvo o meu trabalho partindo da minha reflexão sobre uma determinada temática. Frequentemente esta encontra-se associada a contextos referentes à incapacidade de comunicação, entre o Indivíduo e a Sociedade. […] Neste projecto parto para a reflexão sobre o estado de guerra por todo o mundo, sentindo a minha impotência, ignorância e inutilidade perante este. […] Foquei-me no conflito Árabe-Israelita, mais concretamente a questão da Palestina e o Estado Judaico. A minha primeira ideia, era desenvolver uma criação baseada num dialogo à distancia com uma ou mais pessoas que vivessem na Palestina e em Israel, com as quais eu iria corresponder-me e criar um universo imaginário, a partir do qual iria desenvolver o meu trabalho. Após a minha estadia em Ramallah  Palestina e passagem por Tel Aviv — Israel, deixou de fazer sentido... Embora tenha realizado esta correspondência com um Israelita, a minha estadia na Palestina desviou-me do universo imaginário para uma aproximação à realidade.
 
Na segunda, 23 de Novembro, às 21 horas, no Teatro Cinearte, Largo de Santos, 2, em Lisboa, há lugar para a «Poesia Palestina do Século XX». Maria do Céu Guerra e João D'Ávila, do Teatro «A Barraca», dirão poemas de alguns dos mais importantes poetas palestinos do século XX, de Fadwa Tuqan e Samih al-Qasim a Murid Barghuty e Ghassan Zaqtan, sem esquecer Mahmud Darwich, que Júlio de Magalhães acompanhará com algumas notas biográficas sobre os respectivos autores.
 
«Edward Saïd: Vida, Pensamento e Obra» é o tema do Colóquio que, na quinta, 26 de Novembro, às 21 horas, no Auditório B104 do ISCTE-IUL, Av. Aníbal Bettencourt, em Lisboa, reúne um painel de especialistas que será moderado por Júlio de Magalhães: a Prof.ª Doutora Rosa Maria Perez (ISCTE-IUL) apresentará «O Percurso Académico e a Obra de Edward Saïd»; a Doutora Eva-Maria Von Kemnitz (Instituto de Estudos Orientais, Universidade Católica), abordará «O Orientalismo na Perspectiva de Edward Saïd» e o Prof. Doutor António Hespanha (Faculdade de Direito, Universidade Nova) irá debruçar-se sobre «A Militância Política de Edward Saïd».
 
Na sexta, 27 de Novembro, às 20 horas, no Grupo Sport Chinquilho Cruzeirense, Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda, 8A, em Lisboa, haverá um Jantar com Sabores da Palestina, organizado com a valiosa colaboração da Delegação-Geral da Palestina. Este evento, para além da oportunidade de convívio e solidariedade, representa uma forma de abordagem diferente à cultura e tradições do povo palestino.
 
Esta II SEMANA DA PALESTINA encerra com uma Sessão Pública Evocativa do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, a realizar no sábado, 28 de Novembro, às 21 horas, na sede da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Rua da Palma, 148, em Lisboa, numa organização conjunta com o CPPC — Conselho Português para a Paz e Cooperação. Serão oradores a Embaixadora Randa Nabulsi, Delegada-Geral da Palestina, Frei Bento Domingues, da Direcção Nacional do MPPM e Luís Vicente, da Direcção Nacional do CPPC.
 
A entrada em todos os eventos é livre, com excepção do Jantar em que as inscrições poderão ser feitas pelos telefones 213889076 ou 917407005 ou ainda, pelo e-mail [email protected].
 
Lisboa, 17 de Novembro de 2009
A Comissão Executiva do MPPM
Print Friendly, PDF & Email
Share