MPPM manifesta o seu pesar pelo falecimento do Dr. Saeb Erekat

COMUNICADO 12/2020

O MPPM associa-se ao pesar do povo palestino pelo falecimento do Dr. Saeb Erekat, Secretário-Geral do Comité Executivo da Organização de Libertação da Palestina (OLP) e que, há mais de três décadas, era um incansável porta-voz da causa palestina e um dos seus principais negociadores nos fóruns internacionais.

Saeb Erekat tinha 65 anos e faleceu hoje, vítima da infecção pela Covid 19 contraída há um mês.

Erekat nasceu em 1955, na aldeia palestina de Abu Dis, em Jerusalém Oriental. Era casado com Niemeh Erekat e tinha dois filhos, duas filhas e oito netos.

Formou-se na Universidade de São Francisco nos EUA, com um bacharelato em Relações Internacionais, em 1977, e um mestrado em Ciência Política, em 1979. Concluiu o seu doutoramento em Estudos de Paz e Conflitos pela Universidade de Bradford, em Inglaterra, em 1983. É autor de oito livros e numerosos artigos de investigação sobre política do Médio Oriente e resolução de conflitos.

Após completar o seu doutoramento, Erekat mudou-se para a cidade de Nablus, na Cisjordânia, onde foi professor de ciência política na Universidade Nacional al-Najah. Esteve também no conselho editorial do jornal Al-Quds, o diário palestino de maior circulação.

Em 1991, foi nomeado por Yasser Arafat chefe adjunto da delegação palestina à Conferência de Paz de Madrid – onde se apresentou com o keffiyeh, o lenço símbolo do nacionalismo palestino – e passou a desempenhar um papel central nas negociações entre a OLP e Israel, em 1992 e 1993, que levaram à assinatura dos Acordos de Oslo. Esteve profundamente envolvido em todas as negociações com Israel, incluindo as realizadas em Camp David (2000) e em Taba (2001).

Em 1993, foi nomeado Chefe da Comissão Central de Eleições que preparou as eleições presidenciais e legislativas. Demitiu-se do seu cargo para concorrer às eleições em Jericó. Foi eleito para o Conselho Legislativo Palestiniano (PLC) em 1996.

Foi nomeado chefe do Departamento de Negociações da OLP em 2005. Era o Secretário-Geral do Comité Executivo da OLP desde Julho de 2015. Era também membro do Comité Central da Fatah.

Durante décadas, Erekat deu voz à causa nacional do povo palestino, trabalhando de forma incessante pelo reconhecimento internacional dos seus direitos políticos e pelo fim da ocupação israelita.

O MPPM homenageia a determinação de Saeb Erekat e espera que a sua obra seja concluída com a constituição de um Estado Palestino livre, soberano, independente e viável, nas fronteiras anteriores a 1967, com Jerusalém Oriental como capital e com uma solução justa para o problema dos refugiados.

10 de Novembro de 2020

A Direcção Nacional do MPPM

Print Friendly, PDF & Email
Share