MPPM e a Câmara Municipal da Marinha Grande promovem sessão pública sobre a situação na Palestina

O MPPM, Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, promoveu uma Sessão Pública de Informação e Esclarecimento sobre a Situação na Palestina, no dia 19 de Setembro, no Auditório do Museu do Vidro, na Marinha Grande.
Desde que, em 1948, em violação da Resolução 181 da ONU que previa a partilha em dois Estados, Israel proclamou a independência em 78% do território, forçando ao êxodo centenas de milhar de palestinos, que este martirizado povo vem sofrendo a NAKBA – a catástrofe para os povos árabes. Em 1967, Israel ocupou o restante território: Jerusalém Oriental, Cisjordânia e Faixa de Gaza.
O final do século XX e o início deste século não trouxeram solução para o problema palestino: os sucessivos “processos de paz” têm sido um fracasso; proliferaram os colonatos israelitas na Cisjordânia e foi construído o “muro da vergonha”; é recusado o direito de regresso dos refugiados; organiza-se o bloqueio a Gaza, enquanto prosseguem as anexações em Jerusalém Oriental.
Perante isto, a opinião pública portuguesa quer ser informada sobre o que se passa hoje, realmente, nos territórios ocupados da Palestina, em Gaza, na Cisjordânia, e questiona-se quanto ao que pode ser feito em defesa dos direitos do povo palestino e pela construção de um Estado Palestino livre, unido, independente e viável, como condição sine qua non para a Paz no Médio Oriente.
Para responder a estas questões, o MPPM e a CMMG promoveram esta sessão, moderada por Aberto Cascalho, Presidente da Câmara Municipal, e que registou intervenções da Embaixadora Randa Nabulsi, Delegada Geral da Palestina, e de José Neves e Carlos Silva, membros da Direcção Nacional do MPPM.
Foi, ainda, exibido o filme “O Muro de Ferro”, realizado em 2006 por Muhammed Alatar, que ilustra, de forma sucinta mas esclarecedora, o que tem sido a acção repressiva de Israel sobre o Povo Palestino.
Print Friendly, PDF & Email
Share