MPPM assinala 75 anos da Nakba com sessão muito participada

O MPPM promoveu na segunda-feira 15 de Maio, na Casa do Alentejo em Lisboa, uma Sessão de Solidariedade com a Palestina evocativa dos 75 anos da Nakba, a catástrofe que rodeou a criação do Estado de Israel e se traduziu na expulsão de 750 000 palestinos das suas casas e terras, na destruição de 500 vilas e aldeias palestinas, na morte de 15 000 homens, mulheres e crianças palestinos.

A sessão foi presidida por Carlos Araújo Sequeira, presidente da Mesa da Assembleia Geral do MPPM, e contou com intervenções de João Vasconcelos-Costa, investigador, activista político e ensaísta, Nisreen Lubbad, refugiada e resistente palestina, Salim Nazzal, escritor, dramaturgo e poeta palestino, e Carlos Almeida, vice-presidente do MPPM.

A anteceder as intervenções, observou-se um minuto de silêncio em memória das vítimas da repressão israelita na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.


Carlos Araújo Sequeira, jurista e presidente da Mesa da Assembleia Geral do MPPM. Activo nos movimentos pela paz e pela solidariedade internacional, foi membro fundador do MPPM.

Salim Nazzal, escritor, dramaturgo e poeta palestino, nascido no Líbano e refugiado e residente na Noruega. É secretário do Fórum Cultural Palestino Europeu. Escreveu 20 livros sobre cultura, teatro e poesia. É investigador no domínio da cultura e da história do Médio Oriente tendo escrito sobre questões sociais e políticas da região. Os seus artigos e estudos sobre a Palestina foram traduzidos em cerca de 25 línguas.

Nisreen Lubbad, refugiada palestina residente em Madrid. Activa na resistência palestina à ocupação israelita.

João Vasconcelos-Costa, investigador, director do antigo Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência e ex-director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Foi membro da Comissão Política do MDP-CDE até à extinção do partido. É autor de muitos artigos sobre ideologia e política, com destaque para a política do ensino superior. É autor do recente livro sobre filosofia política prática Utopia Hoje - Para a invenção do futuro.

Carlos Almeida, investigador no Centro de História da Universidade de Lisboa e vice-presidente da Direcção Nacional do MPPM. Politicamente activo no domínio da solidariedade internacional, com especial foco na Palestina e no Médio Oriente, foi membro fundador do MPPM.

Print Friendly, PDF & Email
Share