Movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) nomeado para Prémio Nobel da Paz

O movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) pelos direitos dos palestinos foi oficialmente nomeado para o Prémio Nobel da Paz pelo deputado noruguês Bjørnar Moxnes.
Esta nomeação merece ser sublinhada num momento em que em vários lugares do mundo, incluindo países da Europa, a crítica ao sionismo e à política do Estado de Israel são alvo de tentativas de criminalização e proibição, sendo falsamente equiparadas ao anti-semitismo.
O BDS é um movimento que se opõe à política de colonização, repressão e discriminação praticada por Israel contra o povo palestino. Apela ao boicote pelos cidadãos, ao desinvestimento pelas empresas e às sanções pelos Estados como forma de pressão sobre Israel.
O deputado Bjørnar Moxnes, do partido Rødt (Vermelho), considera que o BDS é um meio democrático e não violento que pode ajudar a pressionar Israel para acabar com a ocupação ilegal.
Segundo o texto que fundamente a nomeação, o movimento BDS visa acabar com meio século de dominação militar de Israel sobre mais de 4,5 milhões de palestinos, incluindo o cerco devastador e ilegal que há dez anos castiga colectivamente e sufoca quase 2 milhões de palestinos em Gaza, com a persistente expulsão forçada de palestinos das suas casas e o roubo de terra palestina por meio da construção de colonatos ilegais na Margem Ocidental ocupada. Busca alcançar a igualdade de direitos para os cidadãos palestinos de Israel, actualmente discriminados por dezenas de leis racistas, e garantir o direito internacionalmente reconhecido dos refugiados palestinos a voltarem às casas e terras de onde foram expulsos.
Para que haja esperança de uma paz duradoura no Médio Oriente, afirma ainda o deputado norueguês, a comunidade internacional deve reagir fortemente às violações diárias do direito internacional por Israel.
Print Friendly, PDF & Email
Share