Motorista de autocarro israelita mata dois trabalhadores palestinos num posto de controlo militar

Um autocarro conduzido por um motorista israelita atropelou mortalmente dois trabalhadores palestinos, esta manhã, no posto de controlo militar 300, na saída norte da cidade ocupada de Belém.

Os dois jovens mortos foram identificados como Ziad Ali Hussein Abiyat, de 29 anos, e Jaafar Omar Abaya, de 30 ano. Seis outros palestinos ficaram feridos no incidente.

O condutor fugiu do local, mas a polícia deteve-o mais tarde.

Num processo que se repete diariamente, milhares de trabalhadores palestinos amontoam-se, de madrugada, nos corredores gradeados dos postos de controlo, atravessam os torniquetes, passam por detectores de metais e mostram as suas identificações e autorizações aos soldados israelitas para poderem viajar para Jerusalém Oriental ocupada ou para Israel para trabalhar.

O posto de controlo militar 300 é um dos 140 postos de controlo, fixos e móveis, integrados numa rede que se estende por todas a Cisjordânia e por Jerusalém Oriental, que inclui os mais de 700 km do Muro do Apartheid e centenas de outros obstáculos, com que Israel controla e restringe os movimentos dos Palestinos dentro do seu próprio território.

Print Friendly, PDF & Email
Share