Morre segundo jornalista palestino vítima de tiros de Israel

O jornalista palestino Ahmed Abu Hussein sucumbiu ontem aos ferimentos infligidos por um atirador de elite do exército israelita enquanto cobria as manifestações da «Grande Marcha do Retorno» na Faixa de Gaza cercada.
Ao seu funeral, realizado hoje, 26 de Abril, acorreram centenas de palestinos.
O jornalista foi atingido a tiro na sexta-feira 13 de Abril, vindo a falecer no dia 25 de Abril num hospital israelita, informa o Ministério da Saúde de Gaza.
Abu Hussein foi alvejado por atiradores especiais israelitas, apesar de estar a uma distância de 350 metros da vedação de separação entre a Faixa de Gaza e Israel — superior portanto à distância de 300 metros estabelecida pelo exército de ocupação. Além disso, um vídeo amador mostra que quando foi baleado o jornalista usava um colete de protecção com a palavra «Press» e um capacete marcado com as letras «TV».
O Sindicato dos Jornalistas Palestinos emitiu uma declaração considerando o exército israelita «totalmente responsável por este crime» e exigindo uma investigação.
Abu Hussein é o segundo jornalista morto enquanto cobria as manifestações na fronteira entre Gaza e Israel, após Yaser Murtaja, que foi atingido a tiro a 7 de Abril.
Um relatório do Comité para a Protecção dos Jornalistas afirma que 13 jornalistas já foram alvejados pelo exército de Israel enquanto cobriam os acontecimentos na fronteira de Gaza nestas últimas semanas.
Com a morte de Abu Hussein, aumenta para 42, segundo a agência palestina Ma'an, o número de vítimas mortais da brutal repressão do regime sionista contra as as manifestações da «Grande Marcha do Retorno». O número de feridos ultrapassa os 5000, 1700 dos quais vítimas de fogo real. Iniciadas em 30 de Março (Dia da Terra Palestina) e devendo durar seis semanas, até 15 de Maio (dia da Nakba), estas manifestações pacíficas e amplamente participadas exigem o retorno dos refugiados palestinos às terras de onde foram expulsos em 1948, num processo que precedeu e acompanhou a fundação de Israel.

Print Friendly, PDF & Email
Share