Ministro da Defesa israelita: Colonatos são «muralha defensiva» de Israel

O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, afirmou que os colonatos israelitas na Margem Ocidental ocupada, que são ilegais à luz do direito internacional, garantem a segurança de Israel, noticiou ontem, 18 de Setembro, o jornal israelita The Jerusalem Post.
As declarações de Lieberman tiveram lugar no decurso de uma visita ao colonato de Vered Yeriho, perto da cidade palestina de Jericó, na Margem Ocidental ocupada.
«Do meu ponto de vista, é claro que os colonatos na Judeia e Samaria [como Israel designa a Margem Ocidental ocupada], e os daqui da área de Jericó e do Mar Morto, são a verdadeira muralha defensiva do Estado de Israel. … No fim de contas, o que é determinante é quem está no terreno. Os colonatos sempre foram os pioneiros da segurança [de Israel]», afirmou o ministro.
Lieberman, que vive num colonato na Margem Ocidental ocupada, também prometeu continuar a apoiar a expansão dos colonatos em território palestino. Conhecido pelas suas políticas de extrema-direita, Lieberman aproveitou a ocasião para, na presença de numerosos dirigentes dos colonos, declarar que tinha feito mais do que qualquer outra pessoa pela construção de colonatos ao longo dos últimos 17 anos. Referiu-se a uma «explosão da construção», que inclui a comercialização de 3500 casas para colonos e o avanço dos planos para mais 7500 a 8000 casas. Também prometeu completar até Novembro um plano para «proteger todos os colonatos com cercas inteligentes e melhores estradas de acesso».
Há 196 colonatos reconhecidos pelo governo israelita no território palestino, todos considerados ilegais pelo direito internacional, além de uma centena de postos avançados «não autorizados», ou seja, considerados «ilegais» mesmo pelo direito interno israelita mas beneficiando das infra-estruturas e da protecção militar do Estado sionista. De acordo com números fornecidos pela ONU, actualmente pelo menos 570.000 colonos israelitas vivem na Margem Ocidental e em Jerusalém Oriental ocupados.
Em Dezembro de 2016, o Conselho de Segurança da ONU adoptou a resolução 2334, que exorta a Israel a suspender imediata e totalmente as suas actividades de colonização nos territórios palestinos ocupados. Mas, violando como de costume as resoluções da ONU, neste mês de Setembro as autoridades israelitas iniciaram a construção do primeiro colonato oficial construído de raiz desde há 25 anos.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share