Milhares de palestinos nos protestos em Gaza, dezenas de feridos

Milhares de palestinos da Faixa de Gaza participaram nesta sexta-feira nos protestos da Grande Marcha do Retorno. Trata-se da 53.ª semana de protestos semanais perto da vedação de 65km com que Israel isola o território.

Pelo menos 84 palestinos foram feridos pelas forças israelitas, cinco deles com gravidade, informou o Ministério da Saúde em Gaza.

Os soldados israelitas dispararam balas reais e balas de aço revestidas de borracha contra os manifestantes, que se reuniram em muitos acampamentos ao longo da vedação de isolamento.

Além disso, as forças israelitas usaram contra os manifestantes um novo e estranho gás lacrimogéneo vermelho, contendo substâncias químicas desconhecidas.

Nas manifestações do sábado da semana passada, que marcaram um ano da Grande Marcha do Retorno — iniciada em 30 de Março de 2018, para coincidir com o Dia da Terra palestina — as forças repressivas israelitas mataram cinco palestinos, incluindo três jovens de 17 anos. Segundo a organização Save the Children, eleva-se assim a 52 o número de menores palestinos mortos por Israel desde o início da Marcha.

Mais de 250 palestinos foram mortos e mais de 23 mil foram feridos pelas forças israelitas desde o início da Grande Marcha de Retorno.

Os participantes na Grande Marcha do Retorno exigem o direito de retorno dos refugiados palestinos às terras na Palestina histórica de onde foram expulsos pelas forças sionistas em 1948 e também o fim do criminoso bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza há 12 anos.

Print Friendly, PDF & Email
Share