«Marianne av Göteborg» em Lisboa

Marianne av Göteborg é uma traineira adquirida pelas organizações Ship to Gaza da Suécia e da Noruega que vai juntar-se, no Mediterrâneo, a outras embarcações que integrarão a Flotilha da Liberdade III para rumar com destino a Gaza, procurando romper o desumano bloqueio imposto por Israel e pelo Egipto àquela martirizada região.
Tendo partido de Gotemburgo no passado dia 10 de Maio, a Marianne fez escala em Helsingborg, Malmö, Copenhaga, Kiel, Brest e Bueu (Galiza), até chegar a Lisboa, onde esteve atracada na Marina do Parque das Nações entre 3 e 5 de Junho.
Activistas portugueses receberam a Marianne e tornaram a sua tripulação portadora da nossa mensagem de solidariedade para com o povo palestino.
Após a concentração frente ao Centro Comercial Vasco da Gama, houve um desfile até à Marina do Parque das Nações onde a Marianne estava atracada.
No que se efectuou no cais intervieram, além do comandante e um tripulante da Marianne, Adel Sidarus (MPPM), Helena Pinto (deputada do Bloco de Esquerda), Bruno Dias (deputado do PCP), Shahd Wadi (Comité de Solidariedade com a Palestina) e Ana da Palma (Grupo Acção Palestina).
A Flotilha da Liberdade III integra quatro embarcações: a traineira de pesca convertida Marianne av Göteborg e os veleiros de apoio Rachel, Vittorio e Juliano II, transportando 47 pessoas de 17 países.  Os seus nomes foram dados em memória das activistas da paz Rachel Corrie, Vittorio Arrigoni e Juliano Mer-Khami.
O principal objectivo da Flotilha é quebrar o bloqueio ilegal e desumano de Gaza e apelar à abertura do porto de Gaza, o porto da Palestina para o mundo. Embora a Flotilha transporte uma ajuda material muito necessária, a sua carga principal é, como sempre, a solidariedade humana e a acção directa não violenta pelo respeito pelos direitos humanos.
Print Friendly, PDF & Email
Share