Liberdade para Ahmad Sa’adat e todos os presos políticos palestinos nos cárceres de Israel!

Comunicado 1/2019

O MPPM — Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente saúda e associa-se à Semana Internacional pela Liberdade de Ahmad Sa’adat, que decorre entre 15 de 22 de Janeiro.

Ahmad Sa’adat, que é deputado ao Conselho Legislativo Palestino (parlamento), foi condenado a 30 anos de prisão em Dezembro de 2008 por um tribunal militar israelita, acusado de dirigir uma «organização terrorista ilegal», ou seja, por ser um dirigente da resistência palestina à ocupação e repressão sionistas — secretário-geral da Frente Popular para a Libertação da Palestina — eleito após o secretário-geral anterior ter sido assassinado por Israel.

Mesmo dentro das prisões Ahmad Sa’adat prosseguiu a luta, participando em todas as greves da fome, protestos e lutas do movimento dos presos políticos palestinos. Esteve sujeito a mais de três anos de prisão solitária, até que em 2012 uma greve da fome maciça obteve o seu retorno ao regime prisional geral.

Ahmad Sa’adat e outros destacados militantes e dirigentes da causa da libertação do povo palestino encarcerados, como Marwan Barghouti, Khalida Jarrar e Karim Younis, são um símbolo da firmeza e heroísmo na resistência ao criminoso regime sionista, que há longas décadas ocupa a terra e oprime o povo palestino, ao arrepio do direito internacional e das resoluções da ONU.

Nas cadeias de Israel encontram-se neste momento, devido à sua acção de resistência à ocupação israelita, 5500 presos políticos palestinos, incluindo 540 cumprindo prisão perpétua e 480 em detenção administrativa, regime ao abrigo do qual Israel pode manter os palestinos encarcerados por períodos de seis meses indefinidamente renováveis, sem julgamento nem culpa formada e sem sequer justificar os motivos da detenção. Os presos políticos palestinos, entre os quais se contam crianças e mulheres, são sujeitos às mais duras e indignas condições de encarceramento e violências que têm sido amiúde denunciadas por organizações de direitos humanos palestinas e internacionais.

Além de uma questão humanitária da mais elementar justiça, a libertação dos presos políticos palestinos nas cadeias israelitas é uma das questões políticas centrais — a par do fim da ocupação da Cisjordânia e do cerco da Faixa de Gaza, do estatuto de Jerusalém e da questão dos refugiados — para uma solução justa da questão palestina.

O MPPM reitera a sua solidariedade a Ahmad Sa’adat e exige a sua imediata libertação, assim como a de todos os presos e detidos palestinos vítimas da repressão do regime israelita.

O MPPM apela a todas as pessoas, organizações e instituições que, em Portugal, prezam a liberdade e a justiça a que dêem voz aos palestinos presos nos cárceres de Israel.

O MPPM reclama do Estado português que se empenhe em obrigar Israel a respeitar o direito internacional e denuncie as violações dos direitos humanos que esse país diariamente comete contra o povo palestino.

15 de Janeiro de 2019
A Direcção Nacional do MPPM

Print Friendly, PDF & Email
Share