Jornadas de Solidariedade com a Palestina 2012: Dignidade - Liberdade - Identidade

Uma iniciativa com tradição
Dando continuidade a uma iniciativa com tradição na sua atividade, o MPPM organizou um conjunto de eventos, integrados nas Jornadas de Solidariedade com a Palestina - 2012, em torno da data de 29 de Novembro proclamada pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, evocando a data em que, em 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a resolução 181 (II) que preconizava a partilha da Palestina em dois Estados - um judaico e um árabe - com um estatuto especial para Jerusalém, mas que jamais foi cumprida no que respeita à criação do Estado Palestino.
As Jornadas de Solidariedade com a Palestina - 2012 adoptaram como lema: "Dignidade - Liberdade - Identidade".
Viver na Palestina Hoje
As Jornadas tiveram início no dia 15 de Novembro, na Escola Secundária Prof. José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, numa sessão reservada aos alunos da Escola, onde foi exibido o filme "A Carta de Sara" (Mutaz Jankot, 2002), apresentado e comentado por Carlos Almeida, da Direção Nacional do MPPM .
Seguiu-se um debate com os estudantes, sobre a situação atual na Palestina, com Carlos Almeida e o Embaixador Mufees Shami, representante diplomártico da Palestina .
A Tradição Cultural Palestina
Em 21 de Novembro, na Sala Experimental do Teatro Municipal de Almada, com apresentação de Bruno Dias, houve projeção de um vídeo com danças populares palestinas e leitura de contos e poesia da Palestina por Maria do Céu Guerra e Natália Nunes.
Adel Sidarus contextualizou a sessão com uma dissertação sobre a cultura palestina.
No final, houve oportunidade de conversar com o Embaixador Mufeed Shami, Maria do Céu Guerra e Adel Sidarus.
Palestina Terra Ocupada
As Jornadas prosseguiram no dia 27 de Novembro com a exibição, no Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, do filme "A Terra Fala Árabe", realizado por Maryse Gargour, em 2007.
Adel Sidarus e Carlos Almeida, da Direção Nacional do MPPM, apresentaram o filme e moderaram o debate que se seguiu à exibição, o qual contou ainda com a participação do Embaixador Mufeed Shami.
Esta sessão foi uma iniciativa conjunta do MPPM e da Cooperativa Alves Redol.
Solidariedade com a Palestina
A encerrar as Jornadas, no dia 29 de Novembro, houve uma Sessão Pública Comemorativa do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina que teve lugar na Casa do Alentejo, em Lisboa.
Intervieram Maria do Céu Guerra, actriz e encenadora e presidente do MPPM; Embaixador Mufeed Shami, representante diplomático da Palestina em Portugal; Silas Cerqueira, investigador e secretário para as relações internacionais do MPPM; Santiago Macias, investigador e historiador do período islâmico e Adel Sidarus, professor universitário jubilado e membro da Direcção Nacional do MPPM.

Print Friendly, PDF & Email
Share