Jantar Palestino reúne uma centena em Alfama

O Grupo Sportivo Adicense, centenária colectividade no coração de Alfama, acolheu, uma vez mais, com a simpatia e generosidade habituais, o Jantar Palestino que o MPPM integra no programa das Jornadas de Solidariedade com a Palestina.
Muito mais que um evento gastronómico, este Jantar é uma jornada de partilha cultural, de convívio e de solidariedade com o povo palestino. Este ano, o Jantar contou com a presença do actual Embaixador da Palestina, Nabil Abuznaid, do antigo Embaixador, Issam Besseisso, de membros da representação diplomática e da comunidade palestina, de muitos apoiantes da causa palestina e de um significativo número de vizinhos do Adicense.
A confecção do jantar foi da responsabilidade de Ashraf Hajleh, que apresentou, como entradas, Hummus (pasta de grão-de-bico condimentada com azeite, alho, sumo de limão, pasta de sésamo e especiarias); Falafel (bolinhos fritos de grão-de-bico misturados com cebola, alho e salsa); Salada Palestina (tomate, pepino, pimento verde, salsa e cebola); Salada de couve e cenoura com iogurte. Os pratos principais foram Kidra (vitela, arroz, grão-de-bico e amêndoas, num estrugido de azeite, cebola e alho) e Mujadarah (Vegetariano — lentilhas e aletria com cebola caramelizada). Para completar a refeição, Harissa (bolo de sêmola de trigo, coco, farinha e manteiga, humedecido com calda de açúcar) e Arroz doce à palestina forma as sobremesas.
Nas breves intervenções com que encerraram o evento, Carlos Almeida, Vice-Presidente do MPPM, enfatizou a componente cultural e solidária da iniciativa, revelando que a Kidra, que tínhamos apreciado, é o prato de eleição das grandes reuniões familiares em duas regiões particularmente castigadas pela ocupação sionista: a Faixa de Gaza e a cidade de Hebron, enquanto o Embaixador Nabil Abuznaid agradeceu esta manifestação de solidariedade com o povo palestino e acentuou a urgência de Portugal reconhecer o Estado da Palestina.

Print Friendly, PDF & Email
Share