Israel vai demolir aldeia palestina para expandir colonato

As autoridades de ocupação israelitas vão demolir toda uma aldeia palestina, no norte da Cisjordânia, deslocando mais de 200 pessoas.

Mahmoud Amarneh, chefe do conselho da aldeia de Farasin, a oeste de Jenin, disse à agência noticiosa Wafa que as forças de ocupação israelitas invadiram a aldeia na manhã desta quarta-feira e entregaram 36 ordens de demolição para todas as estruturas e poços de água da aldeia onde vivem 200 pessoas.

Os militares disseram aos residentes que a demolição terá lugar dentro de poucos dias. O governo de ocupação israelita quer tomar conta da aldeia a fim de expandir os colonatos ilegais construídos naquela área.

A aldeia tem um poço com 200 anos e vários edifícios antigos, disse Amarneh, exortando a intervenção internacional para evitar que Israel cometa um massacre na aldeia.

Na vizinhança de Farasin foi construído, em 1984, o colonato de Hermesh. Este é um dos mais de 130 colonatos e 120 postos avançados, que alojam 430 000 colonos, que Israel construiu na Cisjordânia ocupada, em contravenção do direito humanitário internacional.

Foto: Ordem de demolição afixada numa porta de Farasin (Wafa)

Print Friendly, PDF & Email
Share