Israel vai avançar planos para 2000 casas em colonatos na próxima semana

A Adminstração Civil israelita (órgão das forças armadas de Israel para a administração dos territórios palestinos ocupados) deverá fazer avançar já na próxima semana planos para até 2000 novas casas em colonatos na Margem Ocidental ocupada.
Segundo uma notícia publicada ontem, 24 de Setembro, pelo jornal israelita Haaretz, um alto funcionário governamental falando sob anonimato declarou que a maioria das casas em questão «irão simplesmente avançar para uma outra fase do processo de planeamento», mas deverão ser também aprovados alguns concursos para construção imediata.
Um dos planos que devem receber aprovação final é o da construção de 300 casas novas no colonato de Beit El, no distrito de Ramala da Margem Ocidental ocupada, «que o governo prometeu a dirigentes dos colonos há mais de cinco anos, após a demolição de casas construídas ilegalmente» no colonato.
O Haaretz observa que, devido a entendimentos do governo israelita com a administração Trump, a comisssão de planeamento adiou recentemente uma reunião «para assegurar que a reunião da comissão não colidia com a Assembleia Geral das Nações Unidas ou as várias reuniões diplomáticas à sua volta», nomeadamente a reunião entre Trump e Mahmoud Abas, presidente da Autoridade Palestina.
Desde que em 1967 Israel ocupou a Margem Ocidental, incluindo Jerusalém Oriental, entre 500.000 e 600.000 israelitas mudaram-se para colonatos no território palestino ocupado, em violação do direito internacional. Todos os colonatos israelitas, cerca de 196 oficialmente reconhecidos pelo governo e uma centena de «não reconhecidos», são considerados ilegais ao abrigo do direito internacional.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share