Israel reforça cerco a Gaza com 'muro de ferro' subterrâneo

Israel anunciou hoje a conclusão de um novo Muro cercando a Faixa de Gaza e que se prolonga pelo mar. O Muro inclui centenas de câmaras, radares e outros sensores e tem uma extensão de 65 km e uma altura de 6 metros de altura acima do solo. Tem também uma parte subterrânea cuja profundidade não foi revelada.

O Muro tem uma extensão marítima com meios para detectar infiltrações por mar e um sistema de armas controladas à distância. Levou três anos e meio a concluir, custou mil milhões de euros e nele foram aplicadas 140 000 toneladas de ferro e aço.

O Ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, disse que esta barreira é « um projecto criativo e tecnológico de primeira ordem, nega ao Hamas uma das capacidades que tentou desenvolver e coloca um muro de ferro, sensores e betão entre ele e os habitantes do sul.».

A Faixa de Gaza está sujeita a um bloqueio por parte de Israel e do Egipto desde 2007 e é alvo de frequentes ataques das forças armadas de Israel. O bloqueio torna as condições vida sub-humanas e as Nações Unidas declararam o território inabitável.

Em Maio passado, uma ofensiva israelita de 11 dias na Faixa de Gaza matou mais de 260 palestinos, incluindo 66 crianças, e feriu mais de 1900 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde em Gaza.

No mesmo período, em Israel, terão morrido 12 pessoas por causa de foguetes disparados a partir de Gaza.

Print Friendly, PDF & Email
Share