Israel prendeu 745 menores palestinos desde o início do ano

O Clube dos Presos Palestinos informa que as autoridades de ocupação israelitas prenderam 745 palestinos com menos de 18 anos desde o início de 2019 até ao final de Outubro.

Num comunicado publicado na véspera do Dia Internacional da Criança, que por iniciativa da ONU se celebra todos os anos a 20 de Novembro, o Clube dos Presos relata que aproximadamente 200 menores palestinos continuam presos pelas autoridades israelitas nos centros de detenção de Megiddo, Ofer e Damon.

O Clube pormenoriza a gama de violações de direitos cometidas pelas autoridades de ocupação israelitas contra os menores durante o processo de prisão desde o momento da sua brutal detenção, quando são levados de suas casas a meio da noite.

Desde 2015, foram documentados dezenas de casos de menores que foram deliberadamente atingidos a tiro pelas forças de ocupação israelitas no momento da detenção.

Além disso, os menores são transferidos para centros de interrogatório e detenção, mantidos sem comida nem água, severamente espancados, insultados e intimidados para lhes extrair «confissões». São submetidos a pressões e ameaças, são condenados sem estarem presentes e sujeitos a pesadas penas e multas.

Os maus tratos contra os menores continuam durante a prisão, incluindo a privação de escolaridade e de visitas da família, bem como de tratamento adequado para aqueles que sofrem de doenças que requerem cuidados médicos e acompanhamento urgentes.

Desde 2015, a questão dos menores presos sofreu muitas transformações, incluindo a aprovação de várias leis racistas que legitimam que sejam pronunciadas sentenças muito severas contra menores, chegando em alguns casos a mais de dez anos e até à prisão perpétua.

O Clube dos Presos Palestinos reitera o apelo às instituições internacionais de direitos humanos, especialmente à UNICEF, para que envidem esforços para proteger as crianças palestinas.

Foto: Ammar Awad/Reuters

Print Friendly, PDF & Email
Share