Israel prendeu 450 palestinos em Agosto, incluindo quatro crianças entre os 10 e os 13 anos

As forças de ocupação israelitas prenderam 450 palestinos, incluindo 69 menores e 13 mulheres, durante o mês de Agosto, informou o Centro Palestino de Estudos dos Presos.

Registaram-se 10 detenções em Gaza, incluindo um pescador capturado enquanto trabalhava no mar, declarou Riyadh Ashqar, investigador do Centro. Os israelitas prenderam oito menores de Gaza perto da cerca com que Israel cerca o enclave costeiro palestino.

As forças de ocupação israelitas prenderam ainda dois fotojornalistas, Hasan Dabbous e Abdel Muhsen Shalaldeh, depois de assaltarem as suas casas e intimidarem os seus filhos. Um palestino deficiente, identificado como Jarrah Naser, também foi preso em Jerusalém.

Particularmente revoltante é facto de Israel ter prendido quatro crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos:  Mohammed Najeeb (10), Mahmoud Hajajreh (12), Ali Al-Taweel (13) e Yousef Abu Nab (13).

Uma das mulheres presas foi uma cidadã jordana, detida na Passagem Al-Karameh/Ponte Allenby. Uma mulher palestina de 59 anos foi presa pelas autoridades de ocupação israelitas durante uma visita ao seu filho, encarcerado na prisão de Hadarim, em Israel.

Segundo a Addameer (Associação de Apoio e Direitos Humanos dos Presos), o número de presos palestinos encarcerados em prisões israelitas em Julho era de 5150, incluindo 38 mulheres e 210 menores, havendo cerca de 460 palestinos mantidos em detenção administrativa, que permite ao exército israelita deter uma pessoa sem julgamento nem acusação por um período de até 6 meses, renovável indefinidamente.

Foto Wisam Hashlamoun/Flash90

Print Friendly, PDF & Email
Share