Israel matou 52 menores palestinos e prendeu mais de 900 desde o início de 2018

A organização Defense for Children International – Palestine (DCIP) informou num um relatório hoje divulgado que as forças de ocupação israelitas mataram 52 menores palestinos, 46 deles na Faixa de Gaza cercada, desde o início de 2018.

Entre os menores mortos, 18 foram atingidos a tiro na cabeça, nove no peito, sete no abdómen e cinco no pescoço, tendo os outros sofrido lesões em diferentes zonas do corpo.

A DCIP acusa as forças de ocupação israelitas de causarem deliberadamente lesões fatais e de persistirem em usar força excessiva e munições reais contra os menores palestinos. Os soldados israelitas sabem que não serão responsabilizados pelas suas acções.

Por outro lado, a Sociedade dos Presos Palestinos (PPS) publicou também hoje um comunicado em que informa que desde o início de 2018 as forças de ocupação israelitas detiveram 908 palestinos menores de 18 anos, 270 dos quais ainda estão detidos nas cadeias israelitas de Ofer e Megiddo, havendo ainda outros detidos em centros de detenção policial em Jerusalém

A PPS assinala que geralmente os menores são detidos a meio da noite em suas casas. Dezenas foram deliberadamente feridos a tiro durante a detenção. Muitas vezes são torturados e sujeitos a maus tratos destinados a extorquir-lhes falsas confissões.

A PPS sublinha que desde 2015 Israel promulgou várias leis visando os menores palestinos, em particular permitindo a detenção e julgamento de menores com 14 anos e duras penas de prisão, que podem chegar à prisão perpétua.

Segundo a  Addameer (Associação de Apoio e Direitos Humanos dos Presos), actualmente há 5580 presos palestinos nas cadeias israelitas, dos quais 250 são menores e 35 têm menos de 16 anos.

Print Friendly, PDF & Email
Share