Israel mata dois palestinos, incluindo rapaz de 14 anos, e fere 246 em Gaza

Dois palestinos, incluindo um rapaz de 14 anos, foram hoje mortos e 246 feridos pelas forças israelitas, que abriram fogo contra os manifestantes desarmados que participavam na 18.ª sexta-feira consecutiva da Grande Marcha do Retorno, na Faixa de Gaza cercada.
O Ministério da Saúde de Gaza informou que os mortos são Majdi al-Satari, de 14 anos, e Ghazi Abu Mustafa, de 43. Ambos foram atingidos na cabeça com balas reais. Entre os feridos contam-se 19 menores, 6 paramédicos e um jornalista.
Segundo fontes israelitas, nos protestos de hoje terão participado 7000 palestinos.
A Grande Marcha do Retorno teve início na Faixa de Gaza no dia 30 de Março, em cinco acampamentos montados ao longo da vedação com que Israel isola o território palestino. A Marcha exige o levantamento do bloqueio israelita e reclama o direito dos refugiados palestinos a retornarem às terras de onde foram expulsos durante a campanha de limpeza étnica que precedeu e acompanhou a formação do Estado de Israel, em 1948.
Desde o início da Grande Marcha do Retorno, foram mortos 160 palestinos, incluindo 18 menores, registando-se 16.750 feridos.

Print Friendly, PDF & Email
Share