Israel mata cinco palestinos em Gaza e um na Cisjordânia

Manifestação junto à vedação de Gaza, 26 de Outubro de 2018. Crédito: Eliyahu Hershkovitz

Cinco manifestantes palestinos foram hoje mortos a tiro por soldados israelitas durante protestos junto à vedação com que Israel encerra a Faixa de Gaza. Mais de 250 manifestantes ficaram feridos, incluindo 35 menores e quatro paramédicos. As forças sionistas dispararam balas reais e balas de aço revestidas de borracha.

Várias dezenas de pessoas também foram afectadas pelo gás lacrimogéneo disparado pelas forças do regime sionista em direcção aos milhares de manifestantes que participavam nos protestos, realizados pela 31.ª semana consecutiva. A manifestação de hoje decorreu sob a palavra de ordem «Gaza não se renderá».

Em 30 de Março os palestinos lançaram a Grande Marcha do Retorno, reunindo-se desarmados ao longo da «zona-tampão» adjacente à vedação instalada por Israel para isolar o território palestino.

A campanha de protesto reclama o fim do bloqueio israelita da Faixa de Gaza, que dura há  11 anos, e o direito de retorno dos refugiados palestinos às terras de onde as suas famílias foram expulsas na campanha de limpeza étnica levada a cabo por ocasião da fundação do Estado de Israel, em 1948.

Os palestinos hoje mortos são Mohamed Abdul Nabbi, de 27 anos, Nasser Abu Tayem, de 22, Ahmad Abu Lebda, de 22, Ayesh Shaath, de 23, e Nassar Abu Teem, de 19.

Desde o início dos protestos, em Março, pelo menos 217 palestinos foram mortos pelas forças israelitas, segundo informação do UN-OCHA (Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários). Os dados do UN-OCHA indicam também que a maioria dos 22 897 palestinos feridos durante os protestos foram feridos por balas reais disparadas pelas forças israelitas.

Também hoje, um palestino foi morto por soldados israelitas na Cisjordânia ocupada. Othman Ladadwa, de 33 anos, foi baleado pelas costas com munição real, e a bala perfurou-lhe órgãos no baixo-ventre. Mais nove palestinos foram feridos, incluindo um que foi baleado na cabeça e está em estado crítico.

Segundo testemunhas no local, eclodiram confrontos quando colonos israelitas foram visitar um local perto da aldeia de al-Mizraa al-Gharbiya, próxima de Ramala, na Cisjordânia ocupada, ao que os palestinos reagiram lançando-lhes  pedras. As forças israelitas lançaram gás lacrimogéneo e dispararam contra os palestinos.

Print Friendly, PDF & Email
Share