Israel constrói primeiro colonato novo desde há 25 anos na Margem Ocidental ocupada

Israel começou hoje a construção do seu primeiro novo colonato na Margem Ocidental ocupada oficialmente criado pelo governo israelita desde há 25 anos, anunciou o site noticioso israelita Arutz Sheva. Destinado aos colonos evacuados em Fevereiro do posto avançado de Amona, ilegal segundo o próprio direito israelita, será duas vezes e meia maior do que o posto avançado evacuado.
O ministro do Interior israelita, Aryeh Deri, informou os responsáveis de Amona de que foram concluídos todas as medidas legais e a construção do novo colonato, que se chamará Amichai, poderia ter início. O governo israelita concordou em destinar 16 milhões de dólares para a sua construção.
As autoridades israelitas têm vindo desde há muitos anos a alargar os colonatos existentes na Margem Ocidental e em Jerusalém Oriental ocupadas, mas este será o primeiro colonato construído de raiz por ordem do governo desde 1992.
O jornal israelita Haaretz escreveu em 11 de Julho passado que provas documentais e opiniões de especialistas mostram que o novo colonato será em parte construído em propriedade privada palestina.
A construção de colonatos iniciou-se após a ocupação por Israel em 1967 — há 50 anos — da Margem Ocidental e de Jerusalém Oriental. Os postos avançados, apesar de serem construídos sem autorização das autoridades israelitas e considerados «ilegais» mesmo pelo direito interno israelita, beneficiam das infra-estruturas e da protecção militar do Estado sionista.
De acordo com números fornecidos pela ONU, actualmente pelo menos 570.000 colonos israelitas vivem em cerca de 130 colonatos e 100 postos avançados na Margem Ocidental e em Jerusalém Oriental ocupados. Como em Dezembro de 2016 reafirmou a resolução 2334 do Conselho de Segurança da ONU, à luz do direito internacional todos os colonatos e postos avançados são ilegais.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share