Interpol aceita «Estado da Palestina» como membro

A Interpol anunciou hoje, 27 de Setembro, que aprovou o pedido da Autoridade Palestina para se tornar membro da organização policial internacional.
«O Estado da Palestina e as Ilhas Salomão são agora países membros», anunciou a Interpol no Twitter, durante a realização da sua Assembleia Geral na capital chinesa, Pequim.
A adesão da Palestina foi aprovada, em votação secreta, por 75 votos a favor, 24 votos contra e 34 abstenções — excedendo assim o requisito de uma maioria de dois terços.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Autoridade Palestina, Riyad Al-Maliki, saudou a «vitória» que constitui o resultado da votação e declarou: «O Estado da Palestina considera esta adesão e as responsabilidades que ela implica como parte integrante da sua responsabilidade para com o povo palestino e um compromisso moral para com os cidadãos do mundo.»
Os palestinos, que militam pela criação do seu Estado, têm procurado o reconhecimento das instituições internacionais. Israel opõe-se sistematicamente aos esforços palestinos para aderir a organizações internacionais, incluindo a ONU e o Tribunal Penal Internacional, acusando as autoridades palestinas de tentar obter o reconhecimento do Estado palestino de maneira indirecta. Israel impôs medidas punitivas tanto aos palestinos como às organizações que aceitaram a adesão da AP.
Print Friendly, PDF & Email
Share