Hamas dissolverá Comissão Administrativa em Gaza se Autoridade Palestina suspender todas as medidas punitivas

Procurando alcançar a reconciliação nacional entre Hamas e Fatah, facções palestinas rivais, e aliviar uma gravíssima crise humanitária na Faixa de Gaza, o Hamas (Movimento Islâmico de Resistência) anunciou hoje, 3 de Agosto, que está pronto a pôr fim à comissão administrativa em Gaza caso a Autoridade Palestina (AP), liderada pela Fatah, acabe com todas as medidas punitivas impostas nos últimos meses. A notícia é avançada pela agência palestina Ma'an.
Salah al-Bardwil, membro do Bureau Político do Hamas, afirmou num comunicado que, após a AP «assumir todas as responsabilidades em Gaza», o Hamas dissolveria a sua comissão administrativa. A constituição desta provocou a indignação da PA, que acusou o Hamas de tentar formar um governo-sombra e governar Gaza independentemente da Margem Ocidental ocupada. Após a formação da comissão administrativa, a AP foi acusada de procurar deliberadamente agravar a catástrofe humanitária na Faixa de Gaza a fim de retirar o controlo do território ao Hamas.
A AP decidiu cortar o financiamento para combustível israelita a Gaza, ao mesmo tempo que as autoridades israelitas acederam aos seus pedidos para reduzir drasticamente o seu fornecimento de electricidade a Gaza, que já sofria as consequências da falta de acesso a electricidade e combustível. Sofrendo de um défice crónico de energia eléctrica, a Faixa de Gaza está neste momento reduzida a 3 ou 4 horas de electricidade por dia.
Outras políticas aplicadas pela PA alegadamente incluem a paragem da referenciação médica para doentes de Gaza receberem tratamento fora do território e o corte do financiamento ao sector da saúde.
A medida que provocou talvez mais indignação foram os grandes cortes nos salários dos funcionários públicos da AP em Gaza, que vão de 30% a 70% por cento.
Al-Bardwil exigiu, além da cessação de todas as medidas de retaliação pela formação da comissão administrativa, que, uma vez dissolvida a comissão administrativa, a AP assuma a responsabilidade de contratar os actuais membros da comissão.
Apelou a todas as facções palestinas a que «iniciem imediatamente um diálogo nacional para alcançar um governo que represente a unidade nacional e dê ao Conselho Legislativo Palestiniano (parlamento das zonas palestinas ocupadas) a autoridade para executar suas funções». Al-Bardwil também apelou à preparação de eleições presidenciais e legislativas.
As declarações de Al-Bardwil surgem um dia depois de o presidente palestino Mahmoud Abbas se reuniur em Ramala com uma delegação do Hamas para discutir a reconciliação nacional.
Também hoje, figuras nacionais palestinas lançaram uma iniciativa sob o lema «Apelo de Jerusalém», visando pôr fim à divisão interna e reforçar a unidade nacional, anuncia o site Palestinian Information Center.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share