Grande Marcha do Retorno completa um ano, 5 palestinos mortos por Israel

Cinco palestinos foram mortos e pelo menos outros 207 foram feridos, neste sábado, pelas forças israelitas que reprimiram os protestos da Grande Marcha do Retorno ao longo da vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza.

O Ministério da Saúde da Palestina em Gaza confirmou que as vítimas mortais foram atingidas por balas reais. O Ministério informou também que 207 manifestantes palestinos, incluindo 33 crianças e nove mulheres, sofreram ferimentos diversos. Entre eles, pelo menos 24 foram feridos por balas reais no pescoço ou na cabeça, o que comprova que as forças israelitas usaram força excessiva contra manifestantes desarmados.

Centenas de milhares de palestinos participaram nas manifestações, agitando bandeiras e entoando palavras de ordem enquanto se dirigiam para as zonas orientais da Faixa de Gaza, ao longo da vedação de isolamento.

As manifestações deste sábado comemoravam o Dia da Terra palestina, que evoca os acontecimentos de 30 de Março de 1976, em que as forças repressivas israelitas mataram seis palestinos cidadãos de Israel que protestavam contra a expropriação de terras propriedade de palestinos, no Norte de Israel, para aí construir comunidades judaicas.

As manifestações de ontem marcaram também um ano de manifestações semanais consecutivas da Grande Marcha do Retorno, que reclama o fim do criminoso bloqueio a que a Faixa de Gaza está sujeita há 12 anos e o direito dos refugiados (70% dos habitantes de Gaza são refugiados) a regressarem aos seus lares no território da Palestina histórica, de onde foram expulsos na campanha de limpeza étnica levada a cabo pelos sionistas em 1948.

Segundo estatísticas divulgadas pelo Ministério, desde 30 de Março de 2018 as forças israelitas recorreram sistemática e deliberadamente à força excessiva e letal para reprimir a Grande Marcha do Retorno, matando pelo menos 266 palestinos, incluindo 50 menores, seis mulheres e um idoso, além de ferir 30 398 outros palestinos.

Print Friendly, PDF & Email
Share