Gaza 2020: Flotilha da Liberdade adia missão

A missão 2020 da Flotilha da Liberdade, que o MPPM noticiou, foi adiada devido à presente situação de pandemia. A este respeito, a coordenação internacional da coligação tornou público o seguinte comunicado:

«Tendo em conta as restrições sanitárias globais em matéria de viagens e reuniões públicas, a Coligação Flotilha da Liberdade decidiu adiar a partida planeada para Gaza. Tínhamos inicialmente planeado visitar vários portos do sul da Europa em Abril e Maio deste ano e rumar a Gaza no final de Maio, para coincidir com o 10º aniversário do ataque israelita ao Mavi Marmara e a outros navios da Flotilha da Liberdade em 2010, que matou 10 activistas da paz.

É claro que estaremos com os nossos parceiros da IHH enquanto comemoram essas mortes e pressionam para que seja feita justiça no Tribunal Penal Internacional. Ainda vamos precisar de mais donativos para ajudar a equipar este barco com segurança, comunicações e outros equipamentos essenciais, bem como para comprar combustível e outros abastecimentos para o nosso próximo desafio ao desumano e ilegal bloqueio de Gaza. Visite o nosso site actualizado para obter actualizações sobre este barco e sobre os nossos preparativos nos próximos meses. Decidiremos quando começará a nossa próxima viagem com base nas revisões em curso das condições de saúde pública em todo o mundo e nos portos que estamos a planear visitar.

A pandemia de Covid-19 criou novos desafios para os membros da nossa Coligação em cada um dos nossos países, especialmente porque as nossas organizações de base da sociedade civil dependem do apoio público. Sabemos também que as condições em Gaza são imensamente mais difíceis e que os palestinos são particularmente vulneráveis, agora que os primeiros casos do Covid-19 chegaram a Gaza. As condições de sobrelotação em Gaza, com um sistema de saúde que já está sobrecarregado e um acesso extremamente limitado à ajuda médica externa, significam que temos de ter presente o povo palestino de Gaza à medida que nos adaptamos às novas realidades a nível mundial.

Associamo-nos a organizações como o Centro Palestino para os Direitos Humanos em Gaza no apelo à comunidade internacional e à Organização Mundial de Saúde para que pressionem as autoridades israelitas para permitir a entrada de material e equipamento médico necessário para o exame médico do coronavírus. Embora o acesso à ajuda médica internacional seja vital para sobreviver à crise actual, sabemos que a única solução pacífica duradoura para Gaza será o fim permanente do bloqueio de 13 anos, com total liberdade de circulação para todos os palestinos.

Em última análise, temos de responsabilizar os nossos governos: a sua cumplicidade política permite a Israel manter o bloqueio de Gaza e impedir os refugiados palestinianos de exercerem o seu direito de regresso à sua pátria. O vosso apoio permanente é muito apreciado: por favor, façam o que puderem para se manterem saudáveis e empenhados em campanhas de solidariedade. Juntos podemos ajudar a pôr fim ao bloqueio.

Em solidariedade,
A Coligação Flotilha da Liberdade»

Print Friendly, PDF & Email
Share