Forças israelitas prenderam 388 palestinos só em Junho

Um total de 388 palestinos, incluindo 70 menores e 13 mulheres, foram detidos durante o mês de Junho pelas forças israelitas em todo o território palestino ocupado, revela um relatório conjunto divulgado hoje, 16 de Julho, por várias organizações palestinas de direitos humanos.
Os números coligidos pela Sociedade dos Presos Palestinos, Centro Al-Mezan para os Direitos Humanos, Addameer (Associação de Apoio aos Presos e de Direitos Humanos) e Comité Palestino de Assuntos dos Presos mostram uma média de quase 13 palestinos detidos por dia. Dos palestinos presos, 126 eram de Jerusalém Oriental ocupada, 261 eram residentes da Margem Ocidental e 1 era da Faixa de Gaza cercada.
O relatório estima que há actualmente nas prisões israelitas um total de 6300 presos políticos palestinos, incluindo 57 mulheres, 10 raparigas menores, 300 crianças e 486 detidos administrativos (internados sem julgamento nem culpa formada).
À data de 11 de Julho estavam presos por Israel 11 deputados do Conselho Legislativo Palestino (parlamento dos territórios ocupados), incluindo Khalida Jarrar, detida em 2 de Julho e condenada a seis meses de detenção administrativa por um tribunal israelita.
Em Junho foram emitidas 61 ordens de detenção administrativa, incluindo 19 ordens novas e 42 renovações.
Na Margem Ocidental palestina ocupada, os comandantes militares do exército israelita estão autorizados a emitir ordens de detenção administrativa contra civis palestinos por períodos de até seis meses, renováveis.
O relatório denuncia um persistente padrão israelita de violações dos princípios estabelecidos nas convenções internacionais de direitos humanos sobre os direitos dos presos, nomeadamente através do uso da tortura, maus tratos e detenção administrativa.
A organização Addameer calcula que cerca de 20% por cento da população palestina — e 40% dos homens palestinos — já foram alguma vez presos por Israel.
Print Friendly, PDF & Email
Share