Forças israelitas prendem 17 palestinos em incursões na Cisjordânia ocupada

As forças de ocupação israelitas detiveram pelo menos 17 palestinos em várias incursões na madrugada de hoje, 6 de Março, em toda a Cisjordânia e em Jerusalém ocupadas.
A agência oficial palestina Wafa informou que forças israelitas com cães assaltaram uma casa pertencente à família Jarrar em Silat al-Harithiya, perto de Jenin. Toda a família esteve retida pelos soldados durante mais de duas horas, enquanto mulheres soldados revistavam as mulheres, detendo depois a estudante universitária Fatima Jarrar. Foi também detido Ibrahim Kamel al-Shalabi.
Os soldados também dispararam bombas de gás lacrimogéneo e granadas de atordoamento contra os numerosos jovens que protestaram e lançaram pedras contra o jipe invasor.
Na cidade de Nablus, as forças israelitas detiveram quatro palestinos, identificados como Islan Abu Kushk, Amir al-Sukarji, Amer al-Sukarji e Ahmad al-Jamal. Segundo a PPS, foi detido um quinto palestino, cuja identidade é ainda desconhecida.
Os soldados israelitas também dispararam bombas de gás lacrimogéneo, granadas de atordoamento e balas de aço revestidas de borracha contramanifestantes, e fecharam durante várias horas as estradas para aldeias próximas.
Em Jerusalém ocupada, os soldados invadiram o bairro de Silwan, onde prenderam um ex-preso político.
No distrito de Belém, no sul da Cisjordânia, as forças israelitas detiveram quatro palestinos: Muhammad al-Khatib, Muhammad Ubayyat, Ahed al-Khatib e Akram Muhammad Moussa.
Na localidade de Dura, perto de de Hebron, as forças israelitas detiveram Mutasem Ramadan Awawdeh e Mahmoud Ramadan Aw.
No distrito de Hebron, as forças israelitas detiveram dois irmãos palestinos durante uma invasão da aldeia de al-Muwarq. Um deles foi espancado durante a detenção, enquanto o outro foi detido depois de os soldados danificarem o seu estabelecimento de canalização e apreenderem 4000 shekels (cerca de 940 euros).
Segundo documentação da ONU, em 2018 aumentou o número de incursões realizadas pelas forças de ocupação israelitas, que este ano atingem uma média de 185, enquanto em 2017 a média foi de 120.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share