Forças israelitas matam jovem palestino deficiente em protesto em Gaza

Forças israelitas mataram ontem um palestino com deficiência mental durante uma manifestação da Grande Marcha do Retorno na Faixa de Gaza, já na 40.a semana consecutiva.

O Ministério da Saúde de Gaza identificou o morto como Karam Mohammed Fayyad, de 26 anos. Observadores no local do Palestinian Center for Human Rights (PCHR) informaram que Fayyad foi atingido com uma bala na cabeça quando se encontrava a cerca de 150 metros da vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza.

Segundo o Centro Al Mezan de Direitos Humanos, as forças israelitas feriram outros 46 manifestantes, incluindo quatro crianças, duas mulheres, um jornalista e dois paramédicos.

Os soldados do exército sionista dispararam balas reais, balas de aço revestidas de borracha, além de bombas de gás de alta velocidade e granadas atordoantes, informa o Crescente Vermelho Palestino.

Segundo as autoridades de saúde de Gaza, mais de 220 palestinos foram mortos desde o início da Grande Marcha do Retorno, em 30 de Março. Durante o mesmo período foram feridos pelas forças israelitas mais de 25 000 palestinos.

A Grande Marcha do Retorno reclama que os refugiados palestinos e seus descendentes possam regressar aos locais, no actual território de Israel, de onde foram expulsos na campanha de limpeza étnica levada a cabo pelas forças sionistas em 1948. Exigem também o fim do bloqueio israelita à Faixa de Gaza, que dura desde 2007, devastando a economia do pequeno território palestino e agravando dramaticamente as condições de vida dos seus dois milhões de habitantes.

Print Friendly, PDF & Email
Share