Forças israelitas matam dois adolescentes palestinos em Nablus e Gaza

Dois adolescentes palestinos foram hoje mortos e outros três feridos em confrontos com forças israelitas na Faixa de Gaza cercada e na Margem Ocidental ocupada, informou o Ministério da Saúde palestino.
Uma das mortes ocorreu em protestos na fronteira da Faixa de Gaza e a segunda em confrontos perto da cidade de Nablus, na Margem Ocidental.
O adolescente palestino da Faixa de Gaza, Ameer Abu Musaed, de 16 anos, foi morto com uma bala no peito a leste do campo de refugiados de Bureij, adjacente à barreira de separação com Israel. Segundo fontes locais, dezenas de jovens palestinos estavam a participar junto à fronteira num protesto contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel. Registaram-se ainda três feridos, um dos quais ficou em estado crítico.
Na Margem Ocidental, o jovem Ali Omar Nimer Qino, de 17 anos, da aldeia de Iraq Burin, no distrito de Nablus, foi atingido na cabeça pelas forças de ocupação israelitas em confrontos na tarde de hoje, tendo morrido a caminho do hospital.
Os confrontos em Iraq Burin terão surgido em reacção a rusgas realizadas pelo exército israelita, no quadro de medidas repressivas maciças após a morte a tiro, no passado dia 9, de um colono israelita do posto avançado (colonato considerado ilegal até por Israel) de Havat Gilad.
Um residente da aldeia disse que parece que ter havido uma mudança nas regras de operação dos soldados. «Em confrontos anteriores na zona nas últimas semanas houve muitos feridos. Não parecia que os soldados atirassem a matar. Desta vez é diferente.»
Desde 6 de Dezembro, dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, foram mortos 17 palestinos e 1 israelita.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share