Forças de ocupação israelitas matam a tiro um palestino e ferem dois em Hebron

Um jovem palestino de 18 anos foi morto a tiro por soldados israelitas neste sábado à noite perto do checkpoint (posto de controlo) da aldeia de Beit Awwa, em Hebron, na Cisjordânia ocupada.

Segundo testemunhas oculares, os soldados do exército de ocupação israelita dispararam balas reais contra três jovens perto do colonato de Shigav, matando Badawi Khaled al-Shalash e ferindo outros dois, um deles com gravidade.

As forças de ocupação israelitas impediram as ambulâncias palestinas de entrarem na zona onde tinham ocorrido o tiroteio, informou o Crescente Vermelho palestino.

Segundo o exército israelita, os três jovens estariam a lançar cocktails molotov contra a torre de observação militar das forças de ocupação e o carro de um colono que se deslocava na rua.

Recorde-se que em 11 de Novembro o jovem palestino Omar Haitham al-Badawi, de 22 anos, foi morto a tiro no campo de refugiados de Al-Aroub, também perto de Hebron, por soldados israelitas que confundiram com um cocktail molotov a toalha que ele tinha na mão. Mais tarde o exército de ocupação reconheceu que o jovem não apresentava perigo para os soldados e que estes não deveriam ter usado balas reais.

Após a morte do jovem Badawi Khaled al-Shalash, eclodiram confrontos com as forças de ocupação em diferentes áreas de Hebron, tendo os soldados israelitas reprimido os jovens palestinos com gás lacrimogéneo e balas de metal revestidas de borracha.

Dezenas de pessoas sofreram de sufocação quando as forças israelitas dispararam gás lacrimogéneo e granadas atordoantes em direção às casas do campo de refugiados de Al-Aroub.

Foi anunciada uma greve geral para domingo na aldeia de Beit Awwa, a oeste de Hebron, em memória do jovem baleado pelo exército israelita.

Print Friendly, PDF & Email
Share