Folha Informativa n.º 10 - A arte palestina sob ocupação (Parte I)

A arte palestina, apesar dos parcos relatos referentes à existência de objectos de arte antes de 1948, tem expressão desde há séculos atrás.
A produção artística no período pré-Nakba foi fortemente danificada ou eliminada no decorrer das guerras de 1948 e 1967.
A arte palestina dos anos seguintes à Nakba caracteriza-se, na sua generalidade, por um sentimento de fragmentação, desalojamento e orfandade partilhado pela memória colectiva do povo palestino.
Já na sequência da guerra de 1967, a produção artística assume um carácter mais interveniente, com a denúncia da realidade política e social na Palestina ocupada, e promovendo uma mobilização para a resistência ao ocupante.
A arte palestina actual afasta-se mais do realismo e do simbolismo, aproximando-se do abstraccionismo, e incorpora métodos e técnicas estrangeiros, sem abandonar os temas que são sensíveis para o povo palestino.
Nesta Folha Informativa n.º 10 e na próxima fazemos uma visita à arte palestina contemporânea, nas suas várias formas.
Inserimos, ainda, nesta Folha Informativa, o apelo da Direcção Nacional do MPPM sobre a celebração de 2014 como Ano Internacional de Solideriedade com o Povo Palestino.

Print Friendly, PDF & Email
Share