Flotilha da Liberdade rumo a Gaza prestes a chegar a águas palestinas

Está iminente a chegada a águas palestinas dos quatro barcos que compõem a Flotilha da Liberdade, que se encontram a uma centena de milhas da Faixa de Gaza, sujeita um bloqueio ilegal por Israel há mais de 11 anos.
Dois dos barcos da Flotilha da Liberdade, o «Freedom» (Liberdade) e o «Al-Awda» (O Retorno), estiveram entre 19 e 22 de Junho em Lisboa, tendo os seus tripulantes participado em várias actividades de solidariedade promovidas por organizações portuguesas, entre elas o MPPM.
Na Faixa de Gaza cercada, dois milhões de pessoas vivem em condições sanitárias, médicas e humanas terríveis num território de apenas 365 km2.
É de temer que as autoridades israelitas mais uma vez utilizem meios violentos impedir que os barcos cheguem ao seu destino. Flotilhas anteriores foram atacadas e apresadas em águas internacionais pela Marinha de Israel: barcos roubados, tripulações e participantes sequestrados, levados à força para Israel e depois expulsos. Em 2010 as forças israelitas atacaram o navio «Mavi Marmara» e mataram dez activistas que seguiam a bordo.
Os tripulantes da Flotilha são cidadãos de vários países do mundo que prezam a justiça e a liberdade e se fizeram ao mar para tentar furar o criminoso bloqueio, levando aos hospitais de Gaza materiais de que necessitam urgentemente, para reclamar dos Estados que actuem sem demora para pôr fim à situação de catástrofe e fazer respeitar a legalidade internacional, para manifestar a solidariedade com os palestinos encarcerados por Israel na maior prisão do mundo.

Print Friendly, PDF & Email
Share