Flotilha da Liberdade que ruma a Gaza para denunciar o bloqueio atracará também em Cascais

Uma pequena frota de 4 barcos dirige-se à Faixa de Gaza para tentar quebrar o bloqueio ilegal que Israel lhe impõe há mais de uma década e para reclamar o direito a um futuro justo para a Palestina. Os barcos fazem escala em diferentes portos europeus, estando prevista a chegada de um deles à Marina de Cascais no próximo dia 19 de Junho.
O Hurriyah (Liberdade), um dos barcos, que partiu da Suécia rumo à Palestina, deixou o porto britânico de Brighton na passada sexta-feira. A tripulação de flotilha e activistas locais realizaram várias actividades em Brighton durante três dias para informar sobre o desumano bloqueio a Gaza. O Hurriyah dirigiu-se depois para o porto francês de La Rochelle.
Sob o lema «Direito a um futuro justo para a Palestina», os barcos da flotilha vão parar em diferentes portos europeus, incluindo na Dinamarca, Inglaterra, Itália, Espanha, Portugal e Grécia, antes de empreenderem a última parte da viagem rumo a Gaza.
No final de 2016, 1,3 milhões de habitantes da Faixa de Gaza dependiam da ajuda internacional para sobreviver e quase metade das famílias em Gaza não tinha acesso a alimentos seguros, de acordo com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU.
Desde há oito anos, todos os anos a Freedom Flotilla Coalition (Coligação da Flotilha da Liberdade) lança uma nova campanha para desafiar o bloqueio.
Em 31 de Maio de 2010, em águas internacionais, comandos israelitas mataram nove activistas turcos no navio turco Mavi Marmara, que fazia parte da Freedom Flotilla Coalition e se dirigia a Gaza para entregar ajuda humanitária.
Print Friendly, PDF & Email
Share