Flotilha da Liberdade parte rumo a Gaza em 15 de Maio para romper o bloqueio israelita

A Coligação da Flotilha da Liberdade anunciou hoje que o navio Al-Awda (O Retorno) deve partir da Noruega rumo a Gaza no dia 15 de Maio para marcar o 70.º aniversário da Nakba («catástrofe») de 1948.
A embarcação, juntamente com cinco outras, navegará no quadro de uma nova campanha para romper o cerco a Gaza, que será lançada do Norte da Europa sob o lema «por um futuro justo para os palestinos».
A nova campanha pretende elevar o conhecimento público sobre o sofrimento do povo palestino de Gaza, submetido há mais de uma década a um bloqueio injusto e desumano por Israel. 
Segundo dados do final de 2016 do Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), 1,3 milhões de habitantes de Gaza dependiam da ajuda internacional para sobreviver e quase metade das famílias de Gaza não tinha acesso seguro a alimentos.
A flotilha pretende também reiterar o apoio ao direito ao retorno dos palestinos expulsos de suas casas em 1948. Zaher Birawi, membro fundador da Coligação da Flotilha da Liberdade, afirmou que a campanha deste ano terá um significado especial porque será lançada de modo a coincidir com o auge da Grande Marcha do Retorno, que ao longo de seis semanas de manifestações pacíficas, sobretudo em Gaza, exige o retorno dos refugiados palestinos às terras de onde foram expulsos em 1948, num processo que precedeu e acompanhou a fundação de Israel.
Os navios da Flotilha da Liberdade visitarão vários portos europeus, onde terão lugar actividades de solidariedade com a Palestina, antes de rumar a Gaza.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share