Flotilha da Liberdade assinala 10º aniversário do fatídico assalto israelita ao navio Mavi Marmara

Em 2010, a Flotilha da Liberdade para Gaza, um comboio de seis embarcações que transportavam ajuda humanitária, tentou quebrar o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza. Recusando a exigência de Israel de se retirar, a flotilha continuou a navegar em águas internacionais e as forças de ocupação israelitas lançaram um ataque nocturno. Num dos barcos, o Mavi Marmara, os comandos israelitas alvejaram e mataram nove activistas dos direitos humanos e um décimo morreu mais tarde devido aos seus ferimentos, e feriram cinquenta civis desarmados. Agrediram, também, passageiros das outras cinco embarcações.

Em Maio de 2020, a Coligação Flotilha da Liberdade está a patrocinar uma série de webinars para recordar os acontecimentos de 2010 e para chamar a atenção internacional para a situação dos dois milhões de palestinos que vivem em Gaza sob um brutal e ilegal bloqueio israelita por terra, mar e ar.

Sábado, 23 de Maio, 18 horas: Exibição do filme premiado «The Truth: Lost at Sea», seguido de uma discussão com o cineasta e sobrevivente de Mavi Marmara Rifat Audeh e outros participantes da Freedom Flotilla. Patrocinado por Canadian Boat to Gaza. O filme conta o que aconteceu naquela noite, revelando como a história foi contada pelos meios de comunicação social. Para participar, registe-se aqui.

Sábado, 30 de Maio, 18 horas: Debate com a realizadora Iara Lee de Cultures of Resistance Films, o autor internacionalmente reconhecido Norman Finkelstein e sobreviventes do navio. O evento contará com relatos em primeira mão do que aconteceu no Mavi Marmara, uma discussão sobre o bloqueio de Gaza e o seu impacte humanitário e uma descrição do processo judicial em curso no Tribunal Penal Internacional. Antes do webinar, serão mostradas as imagens não editadas do ataque, recolhidas por Iara Lee, e um filme de 3 minutos sobre o que aconteceu naquela noite fatídica, em águas internacionais. Apesar das tentativas israelitas de confiscar todo o material, a equipa de filmagem de Iara Lee conseguiu salvaguardar as filmagens do ataque, que mais tarde foram mostradas nas Nações Unidas. Para assistir à discussão em webinar registe-se aqui. Mais informações aqui.

Mais informações sobre outras iniciativas na página da Coligação Flotilha da Liberdade

Os activistas da solidariedade internacional efectuaram 18 viagens com mais de 30 barcos para quebrar o bloqueio naval israelita ilegal de Gaza. A próxima flotilha, coordenada pela Coligação Flotilha da Liberdade, inicialmente programada para Maio, foi adiada devido à pandemia COVID-19.

Print Friendly, PDF & Email
Share