Embaixador dos EUA indigna palestinos ao afirmar que Israel ocupa «apenas 2% da Margem Ocidental»

O embaixador dos Estados Unidos em Israel, David Friedman, minimizou drasticamente a extensão da ocupação da Margem Ocidental por Israel, provocando as críticas de Saeb Erekat, secretário-geral da OLP, e de Hanan Ashrawi, membro do Comité Executivo da organização.
Israel ocupa «apenas 2% da Margem Ocidental», disse Friedman numa entrevista publicada ontem, 29 de Outubro, pelo sítio de informação israelita Walla.
O n.º 2 da Organização de Libertação da Palestina declarou nas redes sociais que Friedman está a «validar as políticas de ocupação e anexação do governo israelita». «Israel é reconhecido internacionalmente como a potência que ocupa 100% da Palestina, incluindo Jerusalém Oriental e os seus arredores», disse Saeb Erekat, acrescentadno que as palavras de Friedman não são somente «erradas, mas contradizem o direito internacional, as resoluções das Nações Unidas e a posição histórica americana».
Por seu lado, Hanan Ashrawi considerou que Friedman está «completamente fora da realidade. Além do seu apoio de longa data aos colonatos israelitas, e depois de se referir à 'suposta ocupação' de terras palestinas, tem a audácia de afirmar que Israel ocupa apenas 2% da Margem Ocidental e que os colonatos ilegais que anexam e roubam terras palestinas são parte de Israel. Este embaixador continuou a visitar colonatos ilegais e em Junho até participou nas celebrações israelitas que marcaram a ocupação das terras palestinas em 1967».
David Friedman já este mês tinha encolerizado os palestinos ao falar na imprensa israelita da «alegada ocupação» dos Territórios. De confissão judaica, era advogado do presidente Donald Trump antes de este o nomear embaixador em Israel, sendo descrito por Trump como «amigo e conselheiro de longa data». Friedman assumiu funções em Maio, mas já antes disso provocara controvérsia devido às suas posições em prol da colonização e da mudança da embaixada americana de Telavive para Jerusalém, em ruptura com a política histórica dos Estados Unidos.
2017 marca o 50.º aniversário do início da ocupação por Israel dos territórios palestinos da Margem Ocidental e da Faixa de Gaza, e também da criação de colonatos israelitas nesses territórios.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share