Em Silwan, como em Sheikh Jarrah, Israel ameaça demolição de centenas de casas palestinas

O Município israelita de Jerusalém emitiu, na segunda-feira, ordens de demolição para as casas de 119 famílias palestinas de Al-Bustan, no bairro de Silwan, na Jerusalém Oriental ocupada, para dar lugar a um parque arqueológico israelita.

O aviso de demolição diz: «Queremos informá-lo que procederemos à demolição de acordo com a decisão do tribunal. Para minimizar os danos, deverá deixar a casa sem pessoas e objectos até 21 dias após a recepção desta carta. O município não é responsável por danos materiais se a casa não for evacuada como mencionado».

Uma manifestação de residentes de Silwan para denunciar as ordens de demolição foi brutalmente dispersada pelas forças de segurança israelitas que espancaram os manifestantes e prenderam Sultan Surhan e Qutaiba Odeh, de 16 anos, residentes de Silwan cujas casas estão ameaçadas com ordens de demolição.

O Município de Jerusalém já mudou oficialmente o nome de Al-Bustan para Gan Hamelekh (O Jardim do Rei), afirmando que era um jardim para os reis israelitas há milhares de anos.

Silwan está localizada a sueste da Cidade Velha e é habitada por cerca de 33.000 palestinos. Várias centenas de colonos israelitas vivem ali agora, tanto em habitações confiscadas a famílias palestinas, como em complexos de colonatos fortemente protegidos.

Em 1980 anexou ilegalmente Jerusalém Oriental, ocupada em 1967, aplicando aí o direito civil israelita, contrariamente às disposições do direito internacional de ocupação.

Desde então, Israel tem vindo a transferir os seus cidadãos para a região com numerosas violações dos direitos humanos, incluindo o despejo forçado e a deslocação de residentes palestinos.

Tal como em Sheikh Jarrah, e um pouco por Jerusalém Oriental e por toda a Cisjordânia, a política amplamente praticada por Israel de demolições de casas e destruição de outros bens visa famílias inteiras. Tais demolições são consideradas como punição colectiva ilegal e constituem uma violação do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional humanitário.


Foto: Habitação em Al-Bustan demolida pelas autoridades (Ofir Feuerstein, B'Tselem)

Print Friendly, PDF & Email
Share