Dois palestinos mortos em dois dias por tiros israelitas em Gaza

Um palestino de 21 anos, Mohamed Abu Sadek, foi atingido na cabeça por uma bala disparada pelas forças armadas israelitas nesta segunda-feira, vindo a falecer no hospital. Pelo menos 90 pessoas foram feridas, 10 delas por balas reais, durante protestos junto à vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza, os quais contaram com a participação de milhares de pessoas.
Segundo fontes palestinas, um fotojornalista turco foi atingido por uma granada de gás lacrimogéneo.
No domingo à noite, um palestino foi morto e outros 20 foram feridos por disparos das forças armadas israelitas. O morto foi identificado como Omar Daud Ashtiwi, de 21 anos, atingido na cabeça por uma bala real.
Os protestos junto à vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza tornaram-se um acontecimento diário às primeiras horas da noite. Segundo informa a agência palestina Ma'an, desde a semana passada centenas de manifestantes palestinos, conhecidos como a unidade «Confusão Nocturna», vêm participando em protestos durante a noite, incendiando pneus e gritando palavras de ordem através de alto-falantes.
Os protestos fazem parte da Grande Marcha do Retorno, iniciada em 30 de Março, cujos principais objectivos são o levantamento do criminoso bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza desde há 12 anos e o direito de retorno às suas terras dos refugiados palestinos que Israel expulsou na campanha de limpeza étnica por ocasião da sua fundação, em 1948, conforme prevê a Resolução 194 da ONU, de 11 de Dezembro de 1948.
Desde o seu início, as forças israelitas mataram pelo menos 174 palestinos e feriram mais de 18 mil, segundo as autoridades de saúde de Gaza.

Print Friendly, PDF & Email
Share