Dia Internacional de Solidariedade com a Palestina 2015

O MPPM organiza, anualmente, em torno da data de 29 de Novembro, um conjunto de iniciativas que designa por Jornadas de Solidariedade com a Palestina. O dia 29 de Novembro foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. Em 1947, nesse dia, foi aprovada a Resolução 181 que determinou a partilha do território histórico da Palestina em dois Estados: o de Israel e o da Palestina.
O Estado de Israel autoproclamou-se em 1948, intensificou uma campanha, iniciada anos antes, de violência extrema sobre a população palestina. Os palestinos há 68 anos que esperam o reconhecimento do seu Estado pela ONU.
Durante este período de tempo, o Povo Palestino tem sido vítima da política expansionista e racista de Israel: é o roubo de terras e de água; é a destruição de habitações, pomares e infra-estruturas; é a construção de colonatos; são as sucessivas agressões pelo exército e colonos, responsáveis por milhares de mortes; são as prisões, tortura e assassinatos de palestinos que protestam contra o invasor/colonizador e que simplesmente exigem o cumprimento das Resoluções da ONU, justiça e o legítimo direito a um Estado soberano e livre na sua própria terra. Esta política sionista, que perdura há 68 anos, provocou a maior vaga de refugiados depois da II Grande Guerra: mais de 7 milhões de pessoas, que vivem, na sua maioria, em condições sub-humanas. Essa política é sustentada, especialmente, pelos governos dos EUA e com a cumplicidade da UE. 
Nestes 68 anos o Povo Palestino tem lutado pela concretização do seu Estado independente e soberano com capital em Jerusalém Leste, com o retorno dos refugiados e a sua justa compensação. Tem sido uma luta heróica, utilizando a via armada, a resistência civil, as negociações, a via diplomática. A luta do Povo Palestino é um exemplo de dignidade e um estímulo a todos os que aspiram a um mundo de Justiça, Paz e Liberdade.
Foi em obediência a esse direito e no respeito pela legítima luta dos palestinos que, em 1977, a Assembleia Geral das Nações Unidas, proclamou 29 de Novembro como Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.
Em 2012 a Palestina foi admitida na ONU como membro observador e em 2015 a sua bandeira nacional foi hasteada ao lado das dos outros Estados membros. Muitos Estados da comunidade internacional reconheceram oficialmente o Estado Palestino e também Parlamentos Nacionais recomendaram aos respectivos governos a adopção de tal resolução. Estes factos são pequenas vitórias, mas constituem avanços importantes que resultam, essencialmente, da luta do Povo Palestino, mas também da solidariedade internacional.
Comemorar o dia 29 de Novembro é prestar homenagem ao Povo Palestino e uma oportunidade para nos solidarizarmos com os seus legítimos direitos. Num momento particularmente difícil, em que uma vez mais o povo palestino enfrenta, com inigualável coragem e determinação, uma brutal ofensiva repressiva levada a cabo em conjunto pelo exército israelita e por bandos armados de colonos sionistas, perante a geral indiferença da comunidade internacional, o MPPM, na prossecução dos seus objectivos, celebra este dia de respeito e luta e apela a todas e todos para que redobrem esforços e intensifiquem iniciativas para uma solidariedade activa com a causa do Povo Palestino.
O MPPM assinalou a data com  uma sessão pública realizada no dia 26 de Novembro na Casa do Alentejo, em Lisboa, em que foram oradores: Carlos Almeida, investigador e vice-presidente da Direcção Nacional do MPPM; Hikmat Ajjuri, Embaixador da Palestina; Bruno Dias, deputado à Assembleia da República e membro da Direcção Nacional do MPPM; e Joana Villaverde, artista plástica com várias residências artísticas na Palestina.
Na assistência encontrava-se, nomeadamente, os Embaixadores do Egipto e da Argélia e representantes diplomáticos de Marrocos. Também a URAP se fez representar neste evento.
Print Friendly, PDF & Email
Share