Dia da Terra Palestina comemorado em Palmela

COMUNICADO 07/2017

O MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, em cooperação com a Câmara Municipal de Palmela, a Missão Diplomática da Palestina e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional, celebra o Dia da Terra Palestina na próxima quinta-feira, 30 de Março, com o seguinte programa:

• 10h30 – Dedicação de uma Oliveira e descerramento de placa comemorativa do Dia da Terra Palestina
Local: Quinta do Anjo - Rotunda do Ovelheiro (Entroncamento da Avenida Venâncio da Costa Lima com a Rua José Carvalho de Braga)
• 10h45 - Visita à exposição “Gaza 2014 – Testemunho de uma Agressão”
• 11h00 - Momento de degustação de produtos típicos de Palmela e da Palestina
Local: Centro de Recursos para a Juventude de Quinta do Anjo.

Em Março de 1976, as autoridades israelitas anunciaram a expropriação de grandes extensões de terras palestinas por “motivos de segurança” e para a construção de colonatos. No dia 30 desse mês, uma greve geral e grandes manifestações de protesto sacudiram as localidades palestinas em território do Estado de Israel. Na repressão sangrenta que se seguiu, seis palestinos foram mortos pelas autoridades de Israel e centenas foram presos ou feridos. Desde então, o dia 30 de Março ficou conhecido como o Dia da Terra, uma data que simboliza a luta do povo palestino pelo direito aos seus lares, às suas terras de cultivo, à sua Pátria.

A exposição “Gaza 2014 – Testemunho de uma Agressão” documenta a agressão de Israel contra o povo de Gaza, entre 8 de Julho e 26 de Agosto de 2014, que foi considerada a mais mortífera desde que começou a ocupação israelita da Palestina. No final dos 51 dias de agressão, foram registadas 2 131 vítimas mortais entre os palestinos. Os feridos ascenderam a mais de 11 000. A destruição de habitações, escolas, hospitais, locais de culto e infra-estruturas de energia, água e saneamento, ainda não foi superada.

Lisboa, 28 de Março de 2017
A Direcção Nacional do MPPM

Print Friendly, PDF & Email
Share