Dez palestinos feridos em protestos junto ao mar em Gaza

Pelo menos 10 palestinos foram hoje feridos pelas forças de ocupação israelitas, quatro deles por balas reais, quando participavam na 15.ª marcha marítima, que faz parte da Grande Marcha do Retorno.

As forças de ocupação abriram fogo de metralhadora e dispararam uma barragem de bombas de gás lacrimogéneo contra os manifestantes pacíficos.

«A Marcha do Retorno não vai parar até que sejam atingidas todas as suas metas, em primeiro lugar o levantamento total do cerco da Faixa de Gaza e o fim do sofrimento de dois milhões de palestinos cercados», sublinhou a comissão organizadora da marcha.

A Grande Marcha do Retorno reclama o fim do bloqueio da Faixa de Gaza por Israel, que dura há mais de 11 anos, e o direito dos refugiados (três quartos dos habitantes de Gaza são refugiados) de retornarem às terras de onde as suas famílias foram expulsas na campanha de limpeza étnica levada a cabo pelas forças sionistas em 1948, por ocasião da criação do Estado de Israel.

Desde o início da Grande Marcha do Retorno, em 30 de Março, já mais de 220 palestinos foram mortos e quase 23 000 foram feridos pelas forças israelitas. 

Print Friendly, PDF & Email
Share