Deputados europeus apoiam o Barco das Mulheres para Gaza

Em 14 de Setembro, na sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo, deputados do GUE/NGL (grupo confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica) organizaram uma acção da solidariedade com o Barco das Mulheres para Gaza, informa a ECCP (Coordenação Europeia dos Comités e Associações pela Palestina).
O barco partiu de Barcelona ontem à noite, tencionando chegar a Gaza em 1 de Outubro.
Apoiando a acção, 55 deputados do GUE/NGL, dos Greens/EFA (Verdes/Aliança Livre Europeia), S&D (Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas) e ALDE (Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa) assinaram uma carta aberta a Federica Mogherini, Alta-Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, exortando a União Europeia a:
— actuar para assegurar a passagem segura da flotilha para Gaza;
— exercer pressão sobre Israel para que levante o seu bloqueio ilegal de Gaza;
— insistir que Israel cumpra a lei internacional como um passo para o reinício do processo de paz no Médio Oriente.
Entre os subscritores encontram-se cinco deputados portugueses: Marisa Matias (BE - GUE/NGL); João Ferreira, João Pimenta Lopes e Miguel Viegas (PCP - GUE/NGL); Ana Gomes (PS - S&D).
A deputada sueca Malin Björk (GUE/NGL) navegará no barco como uma das 20 mulheres — políticas, activistas, artistas e representantes dos média — notáveis de todo o mundo.
Malin Björk afirma: «Estou muito orgulhosa por ir navegar no Barco das Mulheres para Gaza. Este barco navega com a esperança e uma mensagem de que precisamos urgentemente de um futuro melhor para as mulheres e as crianças da Palestina. E para isso precisamos de quebrar o bloqueio de Gaza. […] Esta flotilha da liberdade destaca especialmente a coragem e a força das mulheres palestinas, particularmente em Gaza. Vou participar para mostrar a minha solidariedade calorosa com todas elas.
O Barco das Mulheres para Gaza é uma iniciativa da Coligação Flotilha da Liberdade. Segundo se lê no seu site, «é composta por organizações e iniciativas da sociedade civil de muitos países. Há anos que desafiamos o ilegal e desumano bloqueio israelita de Gaza e estamos empenhados em continuar a luta até que o bloqueio seja levantado incondicionalmente e os palestinos em toda a parte recuperem os seus direitos integrais».
 
Print Friendly, PDF & Email
Share