Curta-metragem palestina «The Present» ganha prémio BAFTA e concorre aos Óscares

O filme The Present (O Presente), da realizadora britânico-palestina Farah Nabulsi, ganhou o prémio 2021 da BAFTA (Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas) para melhor curta-metragem e está nomeado para os Óscares 2021 na categoria de melhor curta-metragem de acção ao vivo.

The Present é um filme de 20 minutos, inteiramente rodado na Cisjordânia, sobre um homem palestino, Yusef, que quer comprar uma prenda de aniversário para a mulher. A sua ida às compras, acompanhado da filha Yasmine, seria banal se não tivesse que lidar com os postos de controlo da ocupação israelita.

No seu discurso de aceitação, Farah Nabulsi disse: «Qualquer pessoa que tenha visto este filme... saberá por que dedico este prémio ao povo da Palestina, para quem a liberdade e a igualdade são há muito, muito, necessárias.»

O filme, co-escrito pelo cineasta e poeta palestino Hind Shoufani, foi rodado durante seis dias nos territórios palestinos ocupados e foi a estreia na realização de Nabulsi.

Nascida em Londres, de pais palestinos, Farah começou a actividade profissional como correctora de bolsa, antes de avançar para a criação de uma empresa centrado nas crianças, que dirigiu durante 10 anos.

A produtora que fundou em 2015, e através da qual escreve, produz e dirige filmes de ficção, explora tópicos que lhe interessam enquanto activista dos direitos humanos e da causa palestina.

 

Print Friendly, PDF & Email
Share