Cronologia da História da Palestina: 3. Da «Nakba» ao «Setembro Negro»

Yasser Arafat
A criação do Estado de Israel foi conseguida com a expulsão de centenas de milhares de palestinos das suas terras e casas, o massacre de milhares, a destruição de centenas de vilas e aldeias. Perante a inoperância da comunidade internacional, os palestinos organizam-se para lutar pela sua independência. Entretanto, Israel inicia a sua política de ocupação e colonização engrossando o contigente de refugiados palestinos.
 
3. DA «NAKBA» AO «SETEMBRO NEGRO»
1948
15 de Maio - Exércitos dos países árabes limítrofes (Egipto, Transjordânia, Síria, Líbano e Iraque) invadem Israel e a Palestina para defesa dos direitos do Palestinos. A guerra prolonga-se por quase um ano e termina com a derrota da coligação árabe. Os sionistas apropriam-se de 78% do território da Palestina. Do restante, 20,5% - a margem ocidental do Jordão - ficam anexados à Jordânia e 1,5% - a faixa de Gaza - fica sob administração egípcia. Mais de 700.000 Palestinos refugiam-se nos países árabes vizinhos. Os povos árabes designam este período por "Nakba" (desastre).
16 de Setembro - Um plano proposto pelo Conde Bernardotte, mediador das Nações Unidas para a Palestina, propõe uma partilha mais justa do território. No dia seguinte ao da apresentação do plano, é assassinado pelo Lehi, um grupo clandestino sionista.
11 de Dezembro - A Assembleia Geral da ONU aprova a Resolução 194 que apela ao fim das hostilidades e preconiza o “direito ao regresso” dos refugiados palestinos e a atribuição de compensações.
1949
11 de Maio - Israel torna-se membro das Nações Unidas.
Dando cumprimento à Resolução 62 do Conselho de Segurança da ONU, de 16 de Novembro de 1948, são assinados acordos de armistício entre Israel e o Egipto (24 de Fevereiro), Líbano (23 de Março), Jordânia (3 de Abril) e Síria (20 de Julho).
1950
Abril – Anexação da Cisjordânia pela Transjordânia. O Egipto controla Gaza. Declaração tripartida dos EUA, Grâ-Bretanha e França reconhece as fronteiras do Médio Oriente como definitivas.
1952
23 de Julho - Golpe de Estado militar no Egipto. Os Oficiais Livres, de Gamal Abdel Nasser, derrubam a monarquia.
1955
Incursões israelitas em Gaza.
1956
29 de Outubro - Em resposta à nacionalização, pelo Egipto, do Canal do Suez (em Julho), Israel, numa acção concertada com a França e a Grã-Bretanha, invade o Sinai (Campanha do Sinai). As tropas israelitas só retiram, ao fim de vários meses, por pressão da ONU e dos EUA.
1958
14 de Julho - Militares põem fim ao regime hachemita no Iraque. Desembarque de fuzileiros americanos no Líbano (15 de Julho) e de forças britânicas na Jordânia (17 de Julho).
1959
10 de Outubro - Arafat e outros palestinos no Kuwait fundam a Fatah ("Vitória"), acrónimo invertido de Harkat Al-Tachrir Al-Watanni Al-Falestina (Movimento de Libertação da Palestina).
1961
20 de Julho - Independência do Kuwait.
1964
13 a 17 de Janeiro – Primeira cimeira dos Chefes de Estado árabes, no Cairo.
29 de Maio - Criação da Organização de Libertação da Palestina, sob o patrocínio de Nasser e liderança de Ahmad Shukeiri.
1965
1 de Janeiro - Primeira operação armada da Fatah em território israelita, reivindicado pela Al-Asifa ("Tempestade"). As autoridades israelitas suprimem a administração militar que rege a vida dos palestinos de Israel desde 1948.
1967
5 de Junho - "Guerra dos Seis Dias". Israel ocupa a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, bem como o planalto sírio do Golã e a península egípcia do Sinai. Novo êxodo de 200.000 palestinos e 120.000 sírios.
22 de Novembro - O Conselho de Segurança da ONU aprova, por unanimidade, a Resolução 242, que reconhece o direito de Israel à existência e à segurança e determina a retirada israelita dos territórios ocupados na "Guerra dos Seis Dias".
1968
Março - Batalha de Karameh, povoação jordana atacada por Israel. Os "fedayin" palestinos, apoiados pelo exército hashemita, infligem uma derrota às tropas judaicas.
1969
1 a 4 de Fevereiro - Yasser Arafat assume a direcção da OLP.
17 de Março - Golda Meir torna-se Primeiro-Ministro de Israel.
Agosto - A Fatah e a Frente Democrática de Libertação da Palestina (FDLP) declaram-se a favor de um Estado palestino democrático e laico, onde judeus, cristãos e muçulmanos tinham os mesmos direitos e os mesmos deveres.
1970
Setembro - Os guerrilheiros palestinos baseados na Jordânia envolvem-se em guerra com as tropas beduínas do rei Hussein. Hussein ordena a expulsão dos "fedayin" após batalhas sangrentas de que resultam 4.000 mortos. Uma boa parte dos "fedayin" refugia-se no Líbano, fazendo germinar a guerra civil que rebentará em 1975.
Novembro - O grupo "Setembro Negro", criado por Abu Iyad, reivindica o assassinato do primeiro-ministro jordano, Wasfi Tell, como retaliação pela "guerra civil" de Setembro.
1972
5 de Setembro - O "Setembro Negro" ataca a aldeia olímpica de Munique, matando dois atletas israelitas e sequestrando outros 11. Um ataque falhado da polícia alemã origina a morte de mais 9 israelitas, cinco dos oito assaltantes e um polícia alemão.
Print Friendly, PDF & Email
Share