Cortes à agência da ONU de assistência aos refugiados palestinos (UNRWA) criticados por grupos humanitários

Os dirigentes de 21 importantes organizações humanitárias estado-unidenses, incluindo organizações cristãs e muçulmanas, enviaram ontem uma carta a membros da administração dos EUA — a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, o secretário de Estado, Rex Tillerson, o Conselheiro de Segurança Nacional, H. R. McMaster, e o secretário de Defesa, James Mattis — protestando contra a decisão desta de cortar 65 milhões de dólares da contribuição para a UNRWA, agência das Nações Unidas para a assistência aos refugiados palestinos no Médio Oriente.
Na carta os dirigentes afirmam que estão «profundamente preocupados com as consequências humanitárias desta decisão para a assistência essencial a crianças, mulheres e homens na Jordânia, Líbano, Síria e na Margem Ocidental e Faixa de Gaza».
«Quer se trate da ajuda alimentar de emergência, do acesso aos cuidados de saúde primários, do acesso à educação primária ou de outro tipo de apoio fundamental a populações vulneráveis, não há dúvidas de que estes cortes, a serem mantidos, terão consequências terríveis.»
«Estamos particularmente alarmados por esta decisão, que tem afecta a ajuda humanitária aos civis, não estar baseada em qualquer avaliação de necessidades mas ter antes sido concebida para punir os líderes políticos palestinos e obrigá-los a concessões políticas. Isso é simplesmente inaceitável como justificação para negar assistência humanitária a civis e um perigoso e impressionante desvio da política dos EUA sobre a assistência humanitária internacional», afirma ainda a carta.
A carta foi assinada por dirigentes das seguintes organizações: American Friends Service Committee, Oxfam America, Mennonite Central Committee U.S., Church World Service, Catholic Relief Services, Jesuit Refugee Service/USA, Norwegian Refugee Council USA, Save the Children, Women’s Refugee Commission, International Rescue Committee, Zakat Foundation of America, U.S. Committee for Refugees and Immigrants, HIAS, CARE USA, Amnesty International USA, Refugees International, American Relief Agency for the Horn of Africa, Global Communities, Mercy Corps, InterAction, and Islamic Relief U.S.
Print Friendly, PDF & Email
Share