Continua a matança em Gaza: Israel mata dois palestinos, de 15 e de 78 anos

Ahmed Abu Habel, de 15 anos, hoje morto por forças israelitas durante manifestações junto à vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza

Um adolescente palestino de 15 anos foi hoje morto por forças israelitas durante manifestações junto à parte norte da vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza. Ahmed Abu Habel sucumbiu ao ser atingido na cabeça por uma bomba de gás lacrimogéneo disparada por soldados do regime sionista. Outros 24 palestinos ficaram feridos em resultado de fogo real ou da inalação de gás lacrimogéneo, informou o Ministério da Saúde do território palestino.
Durante o dia de ontem, terça-feira, um palestino de 78 anos foi morto por fogo israelita. Segundo o Ministério da Saúde, Haj Ibrahim Alaruki foi atingido quando as tropas israelitas abriram fogo contra casas civis na zona central do enclave palestino, perto de um campo de refugiados.
Na segunda-feira, um total de 93 palestinos foram feridos durante protestos junto à vedação que isola Gaza, 37 dos quais por balas disparadas pelos militares israelitas.
Na sexta-feira passada, 7 palestinos, incluindo um rapaz de 12 anos e outro de 14, foram mortos por fogo israelita durante as manifestações da Grande Marcha do Retorno. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, foram feridos 506 palestinos, cerca de 90 dos quais por tiros israelitas.
Mais de 195 palestinos foram mortos e aproximadamente 21 000 foram feridos pelas forças israelitas desde o início, em 30 de Março, da Grande Marcha do Retorno, cujos principais objectivos são o levantamento do criminoso bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza desde há 12 anos e o direito de retorno às suas terras dos refugiados palestinos que Israel expulsou na campanha de limpeza étnica por ocasião da sua fundação, em 1948.
Na Cisjordânia ocupada, na segunda-feira ocorreram acções de protesto no contexto da greve geral realizada em solidariedade com o dia de luta dos palestinos cidadãos de Israel contra a lei racista do «Estado-nação». Segundo informação do Crescente Vermelho palestino, 77 palestinos foram feridos por balas de borracha e inalação de gás e fumo disparados pelas forças de ocupação israelitas.

Print Friendly, PDF & Email
Share